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“Queremos que os alunos deixem de ser apenas consumidores e se tornem criadores de tecnologia”

15 de dezembro, 2025
Oeste CIM
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“Para nós, o pensamento computacional é como aprender a ler ou a escrever”. É desta forma que João Magalhães descreve a necessidade de dotar as crianças e jovens de capacidades essenciais num futuro cada vez mais digital. Pensada para professores que não têm experiência prévia em programação, a plataforma simplifica o processo para torná-lo universal. Nesta entrevista, o fundador e CEO da ubbu revela-nos a origem do projeto, os resultados já alcançados e os objetivos pretendidos. “Com iniciativas como esta, podemos usar a educação como verdadeiro elevador social”, diz. No ano letivo 2025/26 as escolas do 1.º ciclo da Comunidade Intermunicipal do Oeste voltarão a estar integradas no Programa de Ciência da Computação.

 

- Como nasceu a ubbu?

- A ubbu nasceu de uma convicção simples: todas as crianças podem ser criadoras de tecnologia. Para nós, o pensamento computacional é como aprender a escrever ou a ler — uma literacia do século XXI, quase como ter um superpoder.

O projeto começou em janeiro de 2015, com um piloto em três escolas públicas em Lisboa, em parceria com a Fundação Gulbenkian, a Câmara Municipal de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Aveiro. Esta experiência inicial mostrou que, mesmo em contextos desafiantes, a programação e o pensamento computacional conseguem motivar os alunos, despertando criatividade e interesse pelo mundo digital.

Inspirados por estes resultados, criámos a ubbu, que começou a estar presente nas salas de aula em 2017. A nossa missão é equipar a próxima geração com competências digitais e de pensamento crítico, tornando a tecnologia acessível a todos. Queremos que os alunos deixem de ser apenas consumidores e se tornem criadores de tecnologia. A ubbu foi desenhada para o professor comum, mesmo para aqueles sem experiência em programação, garantindo que todos possam ensinar de forma simples, prática e motivadora.

Em suma, a ubbu não é apenas uma plataforma educativa: é um espaço de criatividade, colaboração e expressão digital, permitindo que cada criança explore e desenvolva o seu ‘superpoder’ tecnológico.


- A ubbu destaca-se pela integração STEAM e ODS. Porque escolheram este caminho?

- A ubbu destaca-se pela integração STEAM e ODS porque acreditamos que estamos a criar um futuro sustentável para crianças num mundo cada vez mais digital. Ao ensinar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e outros tópicos sociais relevantes, moldamos as mentes jovens para um mundo mais sustentável e responsável.

O nosso currículo, adaptado a idades entre os 6 e os 12 anos, foi concebido de forma a que cada uma das nossas aulas alinhe elementos STEAM - ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática - com pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Desta forma, os alunos não apenas desenvolvem competências técnicas, mas também trabalham as suas competências de cidadania.

Esta abordagem integrada permite que os nossos utilizadores não sejam apenas consumidores passivos de tecnologia, mas que criem o seu próprio mundo enquanto resolvem os maiores desafios presentes no mundo da ubbu, preparando-os simultaneamente para os desafios reais da nossa sociedade.

 

- A ubbu foi construída para professores sem experiência em programação. Como garantem que estes se sintam confiantes?

- A ubbu foi construída a pensar no professor comum, mesmo aqueles sem qualquer experiência em programação, que representam cerca de 90% dos nossos utilizadores.

Para garantir que estes professores se sintam confiantes, a nossa plataforma oferece uma introdução ‘passo a passo’ ao mundo da programação e fornece tudo o que precisam para dar aulas com segurança: currículo completo, sequência de aulas estruturadas, planos de aula, instruções e soluções para cada exercício. Além disso, disponibilizamos formação acreditada, webinars, consultórios, tutoriais, centro de ajuda e suporte em tempo real, antes de entrarem com os seus alunos na nossa sandbox, a ubbox — uma ferramenta que permite criar projetos usando uma linguagem de programação por blocos.

Além disso, os professores têm acesso a um painel interativo com dados e progresso dos alunos, e em breve terão também acesso a relatórios de IA. Esta é uma solução ‘chave na mão’ que não exige conhecimentos prévios de programação, tornando o ensino de literacia digital, STEAM e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acessível a qualquer educador.

O nosso objetivo sempre foi reduzir as barreiras à entrada no mercado tecnológico, e isso começa por capacitar os professores com as ferramentas e a confiança necessárias para ensinar estas competências essenciais às suas turmas.

“Um estudo da Universidade Nova concluiu que os alunos da ubbu podem melhorar as suas notas de matemática até 17% comparativamente a um grupo de controlo"

 

- Que impacto real a ubbu tem tido nas aprendizagens dos alunos?

- O impacto da ubbu nas aprendizagens dos alunos tem sido comprovado através de vários estudos independentes. Um estudo da Universidade Nova concluiu que os alunos da ubbu podem melhorar as suas notas de matemática até 17% comparativamente a um grupo de controlo. Utilizando a mesma metodologia, verificaram-se também melhorias de até 14% em Português e até 5% no raciocínio lógico.

A Universidade de Aveiro analisou mais de 9.000 alunos para avaliar a sua evolução em literacia digital antes e depois de utilizarem a ubbu durante um ano letivo, e concluiu que os alunos conseguiram progredir de um nível básico para um nível intermédio de literacia digital. Esta melhoria foi observada em até 73% do grupo estudado.

A par destes estudos, recebemos centenas de testemunhos de professores a relatar que a ubbu tem sido decisiva para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, alunos migrantes e NEE. O feedback é consistente: mais de 90% dos professores reportam que os alunos se sentem mais motivados, participam com entusiasmo e o sucesso escolar melhora visivelmente.

"Alunos com dificuldades de aprendizagem (supostamente) - Matemática, conseguem atingir patamares bem elevados na plataforma, conseguindo superar essas "dificuldades" até então demonstradas."

"É uma plataforma excelente onde os alunos aprendem divertindo-se e num grau crescente de dificuldade. Podemos trabalhar temas diversos alusivos a várias áreas (Estudo do Meio, Matemática, Línguas, TIC, Cidadania,...)."

"Para os professores, a plataforma disponibiliza recursos acessíveis e apoio contínuo, aumentando a sua confiança e conhecimento na utilização de tecnologias educativas."

 

- Como perspetiva o futuro do ensino da programação numa era em que a IA já escreve código? E qual o papel deste ensino no contexto do 1.º e 2.º ciclos, sobretudo em projetos intermunicipais como o da OesteCIM?

- A IA que escreve código não torna o ensino da programação obsoleto - pelo contrário, torna-o ainda mais essencial. O que muda é o foco: mais do que ensinar sintaxe, precisamos de ensinar pensamento computacional, resolução de problemas e a capacidade de comunicar com a tecnologia de forma criativa e crítica.

No 1.º e 2.º ciclos, a programação não se trata apenas de formar futuros programadores, mas de desenvolver competências fundamentais para qualquer área: raciocínio lógico, criatividade, trabalho colaborativo e pensamento crítico. Os nossos estudos mostram melhorias significativas não só em literacia digital, mas também em matemática (até 17%) e em português (até 14%), o que demonstra que estas competências são transversais.

Com a ubbu, estamos a preparar os alunos não apenas para usar a IA, mas para serem criadores de tecnologia e agentes de mudança. Ao integrar STEAM e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em cada aula, capacitamos as crianças a usar a programação como uma ferramenta para resolver problemas reais e ter um impacto positivo no mundo.

Em projetos intermunicipais como o da OesteCIM, esta visão ganha ainda mais força. Ao levar a literacia digital a todas as escolas da região, garantimos que todas as crianças, independentemente da sua origem, têm acesso às competências do futuro. Historicamente, os avanços tecnológicos têm sido fonte de desigualdade entre quem tem e quem não tem acesso. Com iniciativas como esta, podemos usar a educação como verdadeiro elevador social, assegurando que a IA e outras inovações sejam acessíveis a todos, reduzindo barreiras e preparando melhor os jovens para o mercado de trabalho de amanhã.

“A ubbu nasceu precisamente a pensar em vocês - os professores do dia a dia, os 90% que não têm experiência prévia em programação

 

- Olhando para o futuro, quais são os próximos passos da ubbu?

- A ubbu tem uma visão ambiciosa: tornar-se a plataforma líder em educação de literacia digital, inspirando uma geração de jovens a tornarem-se solucionadores de problemas, inovadores e líderes no mundo digital.

Os nossos próximos passos incluem várias frentes estratégicas:

Expansão da Acessibilidade: Vamos lançar versões localizadas da ubbu em mais idiomas e melhorar as funcionalidades de acessibilidade da plataforma para alcançar grupos de alunos ainda mais diversos. Estamos também a adaptar o nosso currículo aos currículos mais comuns em todo o mundo. Com IA, planeamos reduzir a carga de trabalho dos professores, dando-lhes mais poder e ferramentas para fazerem aquilo que fazem melhor: ensinar.

Novos Conteúdos: Com mais alunos e professores surgirá mais conteúdo, criado tanto pelos nossos utilizadores como pela nossa equipa. Novos conceitos como Literacia Financeira, IA e Cibersegurança serão lançados em breve na plataforma.

Parcerias: Formar parcerias com mais escolas e organizações educativas globalmente para integrar a ubbu nos seus currículos.

Comunidade: Melhorar a nossa plataforma comunitária para fomentar ainda maior colaboração e interação entre os utilizadores.

Impacto: Investir em mais investigação para melhor compreender e potenciar o impacto educativo da ubbu, garantindo que continuamos a responder às necessidades em evolução dos nossos utilizadores. Ao termos um impacto positivo no mundo, acreditamos que os nossos pequenos criadores podem ser os agentes de mudança de amanhã.

A nossa visão final é clara: ‘Tornar as Competências do Futuro uma Realidade para Todos!’

 

Para terminar, que mensagem gostaria de deixar às escolas e aos professores que iniciam agora o projeto?

- A mensagem que gostaria de deixar é simples mas poderosa: vocês não estão sozinhos nesta jornada, e não precisam de ser especialistas em tecnologia para fazer a diferença.

A ubbu nasceu precisamente a pensar em vocês - os professores do dia a dia, os 90% que não têm experiência prévia em programação. A nossa plataforma foi desenhada para vos dar confiança, com uma introdução passo a passo e todas as ferramentas necessárias para ensinar literacia digital, STEAM e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Mas mais do que números, o que realmente nos orgulha é a comunidade que cresceu em torno da ubbu - a criatividade e o entusiasmo dos utilizadores inspiram-nos continuamente.

Ao embarcarem neste projeto, estão a dar aos vossos alunos muito mais do que competências técnicas. Estão a torná-los criadores de tecnologia, não apenas consumidores. Estão a prepará-los para serem agentes de mudança, capazes de resolver os grandes desafios do mundo de amanhã.

Acreditamos que a educação é um verdadeiro elevador social, e vocês são essenciais para tornar isso realidade. Juntos, estamos a criar um mundo melhor através da programação, garantindo que todas as crianças, independentemente da sua origem, têm acesso às competências do futuro.

Bem-vindos à comunidade ubbu. Estamos ansiosos por esta jornada convosco!

 

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Última Atualização 15 dezembro, 2025

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