Feira de São Bernardo: concelho unido em torno da figura do seu Santo Padroeiro

O feriado municipal (20 de agosto) deu o mote para a edição deste ano da Feira de São Bernardo, com um dia intenso pleno de atividades, de emoções e de convívio.
O dia começou bem cedo com o 1º passeio pelos pomares de Maçã de Alcobaça (inscreva-se para os dias 23 e 24 de agosto - AQUI).
Nos Paços do Concelho, foi apresentada a maquete do "Monumento aos 50 Anos do Poder Autárquico", que está a ser concebido pelo escultor Carlos Oliveira. A obra "pretende fazer a devida homenagem aos homens e mulheres que, nos 50 anos da democracia em Portugal, dedicaram a sua vida ao serviço das nossas populações, criando as condições para o desenvolvimento social e económico do nosso território. De certa maneira, é um trabalho pouco reconhecido mas com impacto direto na vida das pessoas. Este monumento, que será instalado nos jardins dos Paços do Concelho, será um símbolo desse devido reconhecimento", explicou o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
Um dos elementos identificadores do território que será integrado no monumento é a coroa do pórtico do Mosteiro de Santa Maria de Coz que mereceu visita oficial do executivo e respetiva comitiva. Carlos Oliveira explicou todo o processo de recuperação da coroa original no qual está a trabalhar, em paralelo com a sua digitalização para posterior reprodução no monumento: "para mim é um enorme privilégio poder trabalhar com esta verdadeira jóia do nosso património cisterciense", sublinhou.
Foi também inaugurada a escultura em aço corten dedicada à Maçã de Alcobaça, concebida pelo artista alcobacense Bugalho Ferros. A escultura está instalada na rotunda de acesso à A8, em frente ao Panorama Multiusos de Alcobaça e representa "todo o simbolismo em torno da Maçã de Alcobaça, uma verdadeira marca identitária que une todos os alcobacenses".
Ainda durante manhã a comitiva visitou o Armazém das Artes, com destaque para a recém inaugurada "Batalha Real", quadro comemorativo dos 640 anos da Batalha de Aljubarrota da autoria António Cassiano Santos.
Durante a tarde, realizou-se a inauguração do recinto da Feira de São Bernardo, na Cova da Onça, acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça. Já no pavilhão da exposição "Marcas de Alcobaça", que este ano dá destaque aos setores da cerâmica, da cutelaria e do agroalimentar, a comitiva pode apreciar a sessão inaugural do programa de showcookings da Feira de São Bernardo, conduzida pelo Chef Rui Lopes.
Em simultâneo, realizou-se a XXXI edição do mítico Circuito de São Bernardo, disputado até ao último segundo. Confira os vencedores:
1º João Silva - Óbidos Cycling Team
2º Diogo Gonçalves - Feirense Beeceler
3º Gonçalo Oliveira - Anicolor/Tien21
4º Artem Nych (2x vencedor da Volta a Portugal) Anicolor/Tien21
5º César Martingil Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua
Troféu Timóteo de Matos (melhor ciclista alcobacense)
Tiago Santos - Anicolor/Tien21
O Vereador João Santos destacou "a qualidade dos ciclistas que todos os anos participam nesta prova que conquistou já um lugar de destaque no panorama nacional desta modalidade, com muita tradição e adeptos no concelho de Alcobaça".
Na nave central do Mosteiro de Alcobaça, celebrou-se a tradicional Missa em Honra de São Bernardo, seguido de Procissão das Paróquias e Desfile das Juntas de Freguesia e Associações concelhias, rumo aos Paços do Concelho.
No palco da Cova da Onça atuaram a Banda da Sociedade Filarmónica Maiorguense e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Caetano, vindo do Pico, Açores.
O grande destaque do dia foi o concerto da consagrada fadista portuguesa Mariza, que atraiu uma magnífica moldura humana no Rossio, em frente ao Mosteiro de Santa Maria.
Pela noite dentro, os DJ's proporcionaram muita animação na tenda do Palco da Cova da Onça.
𝐏𝐑𝐎𝐆𝐑𝐀𝐌𝐀 𝐂𝐎𝐌𝐏𝐋𝐄𝐓𝐎
https://www.cm-alcobaca.pt/50502/feira-de-sao-bernardo
"Todas as freguesias do concelho têm uma identidade muito própria, mas a Feira de São Bernardo é um verdadeiro momento de união e de celebração em torno da figura do nosso santo padroeiro, em torno de uma mesma identidade. Durante estes dias, Alcobaça fala e canta a uma só voz, de forma unanime. Desejo a todos os munícipes e aos nossos visitantes uma excelente Feira de São Bernardo"
Hermínio Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça