Primeiro inventário e regulamento do arvoredo urbano concluídos até final do ano
A empresa portuguesa NaturalGIS foi selecionada, através de um procedimento de Consulta Prévia, para realizar o primeiro inventário de arvoredo urbano do município da Lourinhã, com conclusão prevista para 30 de setembro de 2025 e um prazo de execução de 380 dias. Até ao momento, já foram inventariadas 5974 árvores de 105 espécies distintas em áreas urbanas. Para cada exemplar são recolhidos dados como imagens, geolocalização, código individual, classificação botânica, dimensões, idade aproximada e estado fitossanitário. O inventário permitirá criar uma base de dados com espécies adaptadas ao território e identificar espécimes de interesse público e municipal, contribuindo para a gestão e conservação do património arbóreo local.
O inventário das árvores do município da Lourinhã estará integrado numa plataforma WEBSIG, desenvolvida pela empresa NaturalGIS, utilizando tecnologias open-source, sem custos de licenciamento ou manutenção. Esta ferramenta cumpre os requisitos da Lei nº 59/2021 e permitirá aos munícipes reportar ocorrências e emitir alertas sobre o arvoredo urbano. Ainda este ano, o município prevê publicar o Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano, que estabelecerá regras técnicas e operacionais para a preservação e valorização das árvores, incluindo a localização das árvores classificadas, a estratégia municipal de gestão, ciclos de manutenção e normas para implantação e conservação do arvoredo.
Ainda neste âmbito, teve lugar uma ação de formação e capacitação, com a duração de três dias, para técnicos do município que terão a seu cargo a utilização e constante atualização da plataforma Web-SIG, com a descrição de plantação de novas árvores ou transplante e seus atributos, abate de árvores e inserção de alertas de manutenção a realizar nos exemplares. Com os conhecimentos adquiridos os técnicos do município poderão alargar de uma forma gradual o inventário do arvoredo para além dos perímetros urbanos.