Empresas do Oeste mostram ao mundo por que esta região tem tanto sabor para exportar

Durante os três dias da SAGALEXPO – Feira Internacional de Exportação de Sabores, que decorreu de 28 a 30 de abril na FIL, em Lisboa – o stand da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) deu palco a 20 agentes económicos da Região Oeste, com uma diversificada seleção de produtos locais. A presença conjunta reforçou a identidade e projeção dos sabores autênticos do Oeste no panorama global.
A OesteCIM destacou-se como a única Comunidade Intermunicipal presente na SAGALEXPO, assumindo um papel fundamental ao possibilitar a presença das empresas da região na feira. Com o seu apoio estratégico, tornou-se viável para estes produtores abrir uma janela ao mercado internacional, promovendo os produtos locais junto de importadores de todo o mundo.
As empresas presentes atuam em áreas distintas, que refletem a riqueza e diversidade da oferta agroalimentar da região: vinho, produtos hortícolas e frutas, chocolates, bolachas, doces, licores, enchidos, peixe, alimentação saudável, doçaria regional e queijos. Para muitas, foi a primeira participação nesta feira de grande relevância, como é o caso da ApiOeste, Biofrade, Chocolicor, Merpig, Atelier do Chef Ricardo, Sopé do Monte, Quinta das Poesias, Quinta dos Capuchos, Cas’Amaro, Flor do Vale, Pastéis Brasão e Francisco Baratizo. Outras, como a Adega D'Arrocha, Bombondrice, Horta Pronta, Equanto, Maçã de Alcobaça, Pera Rocha, Adega Moor, Companhia Agrícola do Sanguinhal e Ti’Piedade, aproveitaram a oportunidade para reforçar relações comerciais estabelecidas em edições anteriores.
Os empresários presentes salientaram a importância desta participação para o desenvolvimento dos seus negócios, destacando os contactos realizados e a visibilidade alcançada. Daniel Viegas, sócio-gerente da Bombondrice, referiu que “com a presença na edição do ano passado na SAGALEXPO, a convite da OesteCIM, conseguimos exportar para os Estados Unidos da América, Bélgica, Alemanha e até Macau”.
A união coletiva das marcas presentes contribuiu de forma decisiva para a consolidação da marca regional "Oeste", destacando a qualidade, diversidade e autenticidade dos seus sabores e produtos num palco de projeção internacional.