Mesa Redonda e Open Day sensibilizam população para adoção responsável de animais de estimação

O Município de Alenquer promove a 1 de fevereiro, sábado, um dia diferente em consonância com o Centro de Recolha Oficial de Animais de Alenquer (CROA) que servirá para sensibilizar a população para os problemas e desafios colocados pelos animais de companhia. A partir das 9h30, o Museu João acolherá, da parte da manhã, a 'Mesa Redonda: Adoção Responsável', com a sessão de boas-vindas a ficar a cargo do vereador do Município, Paulo Franco, e da diretora da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Guedes Pombo.
Em discussão, estarão temas importantes como os cuidados médico veterinários básicos e esterilização, o papel dos Centros de Recolha Oficiais, a adoção responsável de um animal perigoso ou a identificação eletrónica no combate ao abandono animal.
Depois dos temas em debate, a parte da tarde é altura de visitar as renovas instalações do CROA, de Alenquer, na Estrada da Várzea, junto à ETAR. Entre as 13 e as 17 horas, sem qualquer marcação como habitualmente, poderá ver in loco os canídeos e felídeos e procurar saber mais sobre processos de adoção, as campanhas de vacinação e identificação, os processos relativos a animais desaparecidos, entre outros assuntos de igual importância.
Em junho último, ao abrigo da Estratégia de Saúde e Bem-estar Animal, o Centro de Recolha Oficial de Animais concretizou um sonho antigo de ver melhorada a capacidade e as condições de admissão de cães e gatos que acolhe todos os dias do ano. Desde então, após um investimento municipal de 135 mil euros, os animais domésticos podem agora ser mais num espaço maior, sendo-lhes proporcionados agora também melhores cuidados.
O trabalho do CROA Alenquer pode aqui ser acompanhado diariamente.
PROGRAMA COMPLETO
MESA REDONDA | Museu João Mário
| 9h30 | Abertura
| 9h45 | Sessão de boas-vindas
Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer
Susana Pombo, diretora da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)
| 10h00 | Mesa Redonda
Painel
Ana Santos, médica veterinária e chefe de Unidade Técnica de Veterinária e Segurança Alimentar
Susana Pombo, diretora da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)
Alexandra Pereira, diretora do Departamento de Bem-Estar dos Animais de Companhia do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
Cristina António, médica veterinária municipal de Alcobaça
António Lourenço, representante da Guarda Nacional Republicana / Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (GNR/SEPNA) Alenquer
Fernanda Bastos, cuidadora do Programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) de Alenquer
Adoção responsável
| Sensibilizar e informar a comunidade sobre boas práticas, responsabilidades e a importância deste tema na proteção e bem-estar animal.
| Será que posso adotar um animal? Será que devo? Como escolher o animal certo: Espaço disponível; compromissos financeiros e emocionais; tempo que envolve a adoção de um animal.
A importância dos cuidados médico veterinários básicos e esterilização
| A desinformação da população sobre cuidados básicos de saúde e bem-estar dos animais (vacinação; desparasitação; identificação eletrónica e esterilização): Qual a opinião dos médicos veterinários sobre a realidade no dia-a-dia?
Qual o papel dos Centros de Recolha Oficiais na promoção da adoção responsável
Médicos veterinários partilham as suas experiências nos CRO’s, detalhando o funcionamento dos processos de adoção e os desafios que enfrentam (ex.: animais de difícil adoção; problemas comportamentais; animais com patologias crónicas).
| 11h00 às 11h15 | Coffee Break
Adoção responsável de um animal perigoso e potencialmente perigoso
| Sensibilização do público para os requisitos e cuidados necessários à adoção de animais considerados perigosos e potencialmente perigosos, elucidando os procedimentos necessários e presentes no Decreto-Lei n.º 315/2009, de 29 de outubro, na sua redação atual, desmistificando ideias preconcebidas.
Identificação eletrónica no combate ao abandono animal
| Apresentação por parte do SEPNA sobre o trabalho realizado no terreno.
OPEN DAY | 13h às 17h | instalações do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA)