Câmara da Lourinhã promove residências artísticas entre janeiro e fevereiro

No decorrer dos meses de janeiro e fevereiro o município da Lourinhã acolhe quatro residências artísticas, concretamente nas localidades de Lourinhã, Moledo e Miragaia.
A primeira, denominada Urban Sketching, acontece entre 20 e 26 de janeiro, com o artista Paulo J. Mendes a realizar uma série de desenhos da vila e de outras áreas do concelho da Lourinhã, com enfoque nos lugares familiares e do quotidiano que por vezes passam despercebidos aos próprios atores locais, mas que, sob o olhar do desenhador/visitante, se apresentam com uma nova abordagem que desvenda os detalhes e subtilezas que, por vezes, nos esquecemos de ver.
A 25 de janeiro, às 10h30, o autor apresentará a “Oficina de Urban Sketching” e, às 15h00, dinamizará uma conversa sobre o processo criativo, na Galeria Municipal da Lourinhã.
Ao longo do mês de fevereiro, decorre, no Moledo, a residência “Artes Plásticas - Uma Casa para Inês”, por Ticiano Rottenstein, que mergulhará nas memórias afetivas de Moledo, uma aldeia impregnada de histórias e vivências que resistem ao tempo. O projeto propõe um diálogo entre o passado e o presente, traduzindo as narrativas locais numa obra coletiva e profundamente simbólica, que culminará numa exposição aberta ao público, que pretende revelar o universo íntimo das histórias que moldam a identidade do Moledo.
Ainda em fevereiro, André Neves, conhecido por MAZE no âmago da cultura Hip-Hop, desenvolverá a residência “Palavra, Música e Artes Visuais”, em Ribeira de Palheiros, numa oficina com mulheres seniores do Clube Idade +, inspirando-se no livro ilustrado “Recomeçar”, de Oliver Jeffers. O resultado será apresentado às crianças da Escola Básica de Miragaia.
Por fim, também em fevereiro, o coletivo “SOMBRONAUTAS e o Teatro Inefável” e Simão Cardoso promovem a residência “Teatro de sombras, objetos e música”, trazendo sons ao imaginário do público, com base na sua experiência na arte do improviso e composição, numa apresentação para famílias, jardim-de-infância e primeiro ciclo, a decorrer na Biblioteca Municipal da Lourinhã.
Todas as atividades são gratuitas.
Mais informações podem ser consultadas na Agenda Cultural, aqui.