Alenquer presente na FITUR para uma edição à espera de recordes

Está de volta a Feira Internacional de Turismo (FITUR) e, uma vez mais, o Município de Alenquer estará representado. Inserido na comitiva da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), o concelho oestino às portas de Lisboa mostrará o melhor que tem para oferecer durante os cinco dias da convenção em Madrid, entre 22 e 26 de janeiro.
Numa das maiores feiras de turismo do Mundo, o território de tradições seculares, de gentes apaixonantes e de uma orografia tão desafiante quanto encantadora promoverá os produtos endógenos e os maiores eventos culturais anuais como a Alma do Vinho ou as Festas do Império do Divino Espírito Santo numa 45ª edição que conta o país-irmão Brasil como homenageado pela organização.
O presidente da Câmara Municipal de Alenquer e ainda presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, tal como o vicepresidente Tiago Pedro e a vereadora Cláudia Luís, estarão na capital espanhola para, in loco, fazerem um convite aberto e frontal para que todos possam visitar o território descrito por Luís de Camões e que foi berço para Damião de Góis. Esta é a quarta participação do concelho numa das feiras mais influentes do setor e que denota uma expansão franca de ano para ano. O stand da OesteCIM, onde Alenquer constará, situa-se no Pavilhão 4 no recinto de exposições IFEMA Madrid que acolhe o certame que deu o pontapé de saída em 1981. O contingente português contará com um dos maiores espaços positivos da FITUR e tem presença confirmada do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Em 2024, a FITUR recebeu cerca de 250 mil participantes: mais de 153.000 profissionais e 97.000 pessoas do público, com 152 países representados em mais de 9 mil expositores, gerando um impacto económico de 445 milhões de euros em Madrid. A 45ª edição estima um recorde de 101 representações oficiais presentes.