Câmara da Lourinhã doa terrenos à J.A.V.A para ampliação de infraestruturas

O município da Lourinhã informa que, decorrente da deliberação tomada na reunião de Câmara, de 24 de julho de 2024, celebrou, em 26 de novembro, uma escritura de doação de três Prédios Rústicos à Associação Projecto J.A.V.A – Jovens, Animais, Vida e Ambiente, destinados à ampliação da sede da Associação e infraestruturas de apoio.
Os Prédios Rústicos, que eram propriedade da Câmara Municipal da Lourinhã, situam-se na União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, sendo, um deles, atualmente ocupado pelas instalações da Associação e, os outros dois, contíguos.
Esta doação tem em consideração que a J.A.V.A, a nível local, tem desenvolvido um trabalho de reconhecido mérito na defesa, recolha e promoção da adoção de animais em situação de risco, repercutindo-se, também, na saúde pública, tendo como resultado sanitário primordial a vigilância de zoonoses graves.
Assim, considera-se as suas atividades como de relevante interesse público municipal, uma vez que, atualmente, a Câmara de Lourinhã não possui nem mantém instalações destinadas ao alojamento temporário de animais de companhia, designadamente canis e gatis ou centros de recolha.
Essa relevância tem também sido distinguida pela autarquia ao longo dos anos, nomeadamente através do estabelecimento de protocolos de apoio financeiro, que permitem a compra de alimentação para os animais, a prestação de serviços veterinários e a construção de boxes e outras infraestruturas. Em colaboração com a União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, foram ainda melhorados os acessos viários às instalações.