Colocar à mesma mesa alunos e o tecido empresarial e debater de forma direta o presente e o futuro das profissões como hoje as conhecemos. Este foi o mote foi lançado pelo Município de Alenquer em 2014 e na última década os efeitos dessa aposta já se fazem sentir nos trabalhadores recém-chegados ao mercado de trabalho. A 13 de novembro, as Jornadas Empreendedoras voltaram a suceder no Fórum Romeira mostrando o fulgor de uma iniciativa que se foi sedimentando de ano para ano, com diferentes intervenientes.
Ao todo, foram 67 os alunos dos cursos profissionais de Apoio à Gestão, de Sistemas, Auxiliar de Saúde, de Serviço Digital, de Logística e de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos que marcaram presença no centro da vila de Alenquer para tomar contacto com uma realidade que lhes será familiar num futuro próximo. A sessão de abertura ficou a cargo do vereador da Câmara Municipal Paulo Franco, e das Professoras Alexandra Roldão e Anabela Santos que anteciparam aos mais jovens o objetivo estipulado para o dia, deixando-lhes uma mensagem de incentivo para o término da formação atual e para o pontapé de saída no mercado de trabalho.
Depois, seguiram-se dois workshops. Simão Biernat, ator, encenador e preletor, dirigiu-se à plateia com casos práticos sob o mote '"Preparação para o mercado de trabalho?", mostrando evidências sobre como encarar uma entrevista de emprego. Ao mesmo tempo mas noutra sala, Rui Bento, membro da Divisão de Estratégia, abordou a comunicação, desconstruindo medos e apontando caminhos possíveis para se ser um bom comunicador.
Ao final da manhã, também na Romeira, marcaram presença alguns dos maiores representantes do tecido empresarial com presença neste concelho do Oeste e que integra o distrito de Lisboa, com uma componente industrial vincada. Matutano, Europastry, MCG, Americold, Luís Simões, Telcabo, Caetano Coatings, Santa Casa Misericórdia de Alenquer, Sulmaré, Maxdata, Geberit, Startsys, Brilha Alimentar e JAC foram convidados a abordar com os discentes do agrupamento de escola Damião de Goes, em âmbito informal, dúvidas, desafios e curiosidades em pequenas mesas redondas com sete alunos cada.
O vereador com a área do empreendedorismo, Paulo Franco, observou uma "manhã produtiva" e que poderá fazer a diferença nas vidas dos jovens com 16, 17 e 18 anos, que estão na iminência de entrarem no mercado de trabalho ou até já o fizeram. "Estes workshops deram-vos competências sobre como é comunicar, encarar uma entrevista ou elaborar um curriculum vitae. Ninguém nasce ensinado, nós temos de aprender. Este é um primeiro contacto mais ‘profissional’ que têm com as empresas e queremos proporcionar-vos estas ações. Servem para vos conhecerem e para vocês conhecerem estas empresas também um pouco melhor. O propósito é que esta seja um primeiro passo de contacto antes do vosso estágio e que possam enriquecer o vosso conhecimento e o respetivo currículo com a experiência que tiveram nessas empresas. Tivemos o cuidado de convocar empresas que se enquadram em cada uma das vossas áreas", constatou.
O ensino do empreendedorismo sucederá durante todo o ano propiciado pelo Município de Alenquer e também alargado ao 2º e 3º ciclos do ensino básico, como sucedeu nos últimos anos.