goTositemap
Educação e Formação

Do talento à inovação: conheça os projetos vencedores do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2025/2026

01 de junho, 2026
Oeste CIM
image

A final do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas da Região Oeste 2025/2026 decorreu no passado dia 30 de maio, reunindo alunos de vários níveis de ensino da região para apresentar projetos inovadores inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa é promovida pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), em parceria com a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), no âmbito do Projeto Aluno ao Centro 2.0 - Promoção do Sucesso Educativo.

Dirigido a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário e profissional da Região Oeste, o concurso desafiou os participantes a desenvolverem ideias de negócio inovadoras alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas.

Nesta edição foram submetidos 75 projetos para avaliação, demonstrando a criatividade, o espírito empreendedor e a preocupação dos jovens com os desafios sociais, ambientais e económicos da atualidade. Na cerimónia final, foram apresentados os 11 projetos finalistas, selecionados entre as candidaturas recebidas.

No 1.º ciclo, o júri atribuiu o 1.º lugar aos projetos “ADJ Caneta Multifuncional”, da Escola de Salir de Matos, “SmartBag AI – A mochila que pensa por ti” e “Escadas Insufláveis”, ambos da Escola Básica Nossa Senhora do Pópulo.

Na categoria do 2.º ciclo, o projeto “Guidogapp”, da Escola Básica de Santa Catarina, conquistou o 1.º lugar. O 2.º lugar foi atribuído ao projeto “Porquinho Digital – Mealheiro Digital”, da Escola D. João II, das Caldas da Rainha, enquanto o 3.º lugar distinguiu o projeto “EcoLancheira Inteligente”, do Agrupamento de Escolas D. Luís de Ataíde.

Entre os alunos do 3.º ciclo, o projeto vencedor foi “Water Digital”, da Escola Básica de Santa Catarina. O 2.º lugar foi alcançado pelo projeto “Espaço Seguro”, da Escola Básica 2,3 de Freiria, seguindo-se “Shopline”, do Agrupamento de Escolas do Carregado, na terceira posição.

No ensino secundário e profissional, foram atribuídos dois primeiros prémios aos projetos “Womenity”, da Escola Básica e Secundária Joaquim Inácio da Cruz Sobral, e “InclusivCar”, da Escola Profissional da Nazaré. O projeto “Energyfloor”, da Escola Secundária de Peniche, recebeu o 2.º lugar.

Além da distinção dos projetos vencedores, foram também entregues prémios de reconhecimento aos municípios e estabelecimentos de ensino que mais se destacaram na promoção do empreendedorismo e da criatividade. O título de Município Mais Empreendedor foi atribuído ao Município das Caldas da Rainha, enquanto Peniche recebeu a distinção de Município Mais Criativo. A Escola Secundária de Peniche foi reconhecida como Escola Mais Empreendedora e a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) distinguiu-se como Escola Mais Criativa.

Com esta iniciativa, a OesteCIM reforça o compromisso de promover competências empreendedoras junto dos jovens da Região Oeste, incentivando a inovação, a criatividade e a construção de soluções sustentáveis para os desafios do futuro.

 

 

Última Atualização 05 junho, 2026

Partilhar

Partilhar