goTositemap
Institucional

Câmara Municipal da Lourinhã realiza primeira transmissão em direto de uma reunião de câmara pública

02 de junho, 2026
Lourinhã
Reunião CML de 27 de maio de 2026
Reunião CML de 27 de maio de 2026

No passado dia 27 de maio, a Câmara Municipal da Lourinhã realizou, pela primeira vez, uma reunião pública de Câmara com transmissão em direto, marcando um momento histórico no reforço da transparência e da proximidade entre o executivo municipal e a população.

Esta medida, proposta pelo presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, Orlando Carvalho, já no mandato anterior, tem como principal objetivo fomentar uma participação cívica mais ativa e informada, permitindo um maior escrutínio da atividade autárquica e promovendo uma governação mais aberta, participativa e transparente.

Segundo Orlando Carvalho, “a transmissão foi um sucesso. Feita com a prata da casa. Com os nossos trabalhadores. Estas transmissões têm um carácter muito importante, porque, não basta dizer que se governa em proximidade. Tem que se fazer desta proximidade uma realidade. Agora sim, as pessoas não só através do Lourinhã Consigo 2.0, mas também com estas transmissões podem sentir que fazem parte da política da Lourinhã, que fazem parte da governação e da gestão deste município.

É esta a verdadeira missão de um presidente. Governar envolvendo todos, todos, todos. Porque todos têm de sentir que podem fazer a diferença. Todos nós temos que sentir Lourinhã. Tal, obriga não só a disseminação do conhecimento mas, sobretudo, à democratização dos meios de acesso à informação. Só assim podemos ambicionar a Lourinhã que queremos. Juntos.”

Importa ainda destacar que esta foi não só a primeira transmissão em direto das reuniões públicas da Câmara Municipal, como foi, também, uma operação integralmente assegurada pelos trabalhadores do Município, tanto ao nível técnico como da produção e transmissão, permitindo uma significativa poupança de milhares de euros aos cofres municipais.

A transmissão em direto passará a ser uma prática regular em todas as reuniões públicas de Câmara, reforçando, assim, o compromisso deste executivo municipal com a transparência, a proximidade e a participação democrática.

A próxima reunião pública com transmissão em direto está já agendada para o próximo dia 17 de junho, quarta-feira.

Última Atualização 05 junho, 2026

Partilhar

Partilhar