“Os dez minutos que mudaram a minha vida” é o tema do Concurso de Contos “Livros a Oeste 2026 | Festival do Leitor”

No âmbito do Livros a Oeste 2026 | Festival do Leitor, a Câmara Municipal da Lourinhã promove mais uma edição do Concurso de Contos, iniciativa que visa premiar, anualmente, contos inéditos, escritos em língua portuguesa, incentivando a criação literária e o gosto pela escrita.
Sob o tema “Os dez minutos que mudaram a minha vida”, o concurso convida os participantes a explorarem, através da narrativa, momentos decisivos capazes de marcar e transformar percursos pessoais.
O Prémio Literário destina-se a residentes da Comunidade Intermunicipal do Oeste, abrangendo os concelhos de Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos, e está organizado nas seguintes categorias:
A) Alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico;
B) Alunos do Ensino Secundário;
C) Público em Geral.
Os trabalhos podem ser submetidos por via postal, presencialmente, na Biblioteca Municipal da Lourinhã, ou por correio eletrónico, respeitando as normas definidas no regulamento do concurso, nomeadamente no que se refere à formatação, identificação por pseudónimo e caráter inédito das obras.
Os contos deverão ser enviados até 13 de março de 2026 (no caso de envio postal ou entrega presencial) ou até às 23h59 do dia 15 de março de 2026, no caso de submissão por correio eletrónico.
O júri, a constituir pela Câmara Municipal da Lourinhã, será composto por três elementos que irão atribuir prémios pecuniários em cada categoria, no valor de 300 euros para o 1.º prémio, 200 euros para o 2.º prémio e 100 euros para o 3.º prémio, podendo ainda ser atribuídas menções honrosas.
Os vencedores serão anunciados na sessão de abertura da edição de 2026 do Livros a Oeste | Festival do Leitor, reservando-se a Câmara Municipal da Lourinhã o direito de publicação dos trabalhos concorrentes, nos termos definidos no regulamento.
O regulamento completo do concurso encontra-se disponível para consulta aqui.