'Alenquer, Presépio de Portugal' encheu a vila presépio de luz, pessoas e movimento

O 'Alenquer, Presépio de Portugal', que decorreu entre 30 de novembro e 6 de janeiro, voltou a afirmar-se como um dos maiores momentos culturais e identitários do concelho, enchendo a vila presépio de luz, movimento e pessoas. Durante mais de um mês, o Presépio Monumental, símbolo maior da identidade local erigido pela primeira vez em homenagem às vítimas das cheias de um ano antes, foi novamente o centro de uma programação intensa que reuniu milhares de visitantes em torno de espetáculos, concertos, mercadinho de Natal, teatro, atividades circenses, pista de gelo, exposições e múltiplas experiências para todas as idades. Milhares de pessoas, em família, em excursão ou em grupo através dos agrupamentos de escolas, não perderam a oportunidade de (voltar a) visitar e a tomar contacto com experiências únicas.
Para a vereadora da Cultura, Cláudia Luís, o resultado não deixa dúvidas. “Faço um balanço muito positivo. Este balanço sucede com base naquilo que fomos ouvindo de quem nos visitava, de que se tratou de uma atividade vencedora no centro da vila de Alenquer. Trouxe-nos pessoas, movimento, cor e vida.” A responsável sublinha ainda que a reorganização do espaço no centro da vila de Alenquer facilitou as múltiplas experiências. “Ao encurtar-se o espaço, tornou-se o mais fácil acesso para todos os visitantes.”, referiu, garantindo que entre as novidades, destacou-se o slide e a ponte suspença, que, segundo a vereadora, “fez a delícia dos mais pequeninos aos mais crescidos”. Já a tenda do Mercadinho de Natal revelou-se essencial para o conforto e dinamização do recinto: “Tornou o espaço mais acolhedor e permitiu fazer várias atividades mesmo com condições meteorológicas adversas.”
O balanço projeta também o futuro. “Queremos chegar a mais comerciantes a aderir aos concursos de Natal e reforçar o concurso de presépios. Queremos que o concelho seja um centro de exposições a presépios a céu aberto”, conclui Cláudia Luís, reforçando a ambição de consolidar ainda mais Alenquer como verdadeiro Presépio de Portugal.
Os concursos de natal voltaram a atribuir prémios a quem apostou no comércio tradicional do concelho de Alenquer e a programação do 'Alenquer, Presépio de Portugal' findou com uma tradição maior, com séculos de existência em Alenquer: o Pintar e Cantar dos Reis.