Exposição celebra legado artístico de José Carlos Barros
“José Carlos Barros conquistou o país e o mundo através da sua arte”. As palavras são de Ricardo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, na inauguração da exposição “Marionetas Fora de Cena”, no passado dia 5 de dezembro.
Patente no Museu do Bombarral, a nova exposição temporária apresenta algumas das peças criadas por José Carlos Barros. Para o edil bombarralense, a mostra “honra um filho da terra e celebra a arte, a criatividade e a persistência de quem soube transformar o talento em vocação e a vocação numa vida dedicada ao teatro”.
Zinco, cobre, latão e papel foram alguns dos materiais com que o marionetista trabalhou ao longo dos anos. Exemplo disso são as várias peças agora apresentadas, que prometem despertar a curiosidade dos visitantes.
Ana Paula Correia, Diretora do Museu da Marioneta, que cedeu algumas peças para a exposição, contou-nos que descobriu a mestria de José Carlos Barros durante um trabalho de investigação sobre marionetas: “Apercebi-me de que, neste senhor, estava verdadeiramente um artista muitíssimo completo e o maior criador de marionetas, que marcou a história da marioneta em Portugal.”
“É maravilhoso ver aqui, no Bombarral, uma exposição tão completa como esta”, afirmou ainda, sublinhando a “extraordinária” criatividade de José Carlos Barros.
O regresso a casa
O marionetista diz sentir-se muito honrado por expor ao público, na sua terra natal, algumas das suas criações. Foi aqui que aprendeu a trabalhar o metal, uma arte que aperfeiçoou e que lhe permitiu criar as máscaras presentes na exposição.
“É um prazer imenso apresentar aqui esta exposição, na terra onde fui criado e onde, em certa medida, me tornei um homem ligado às artes”, referiu José Carlos Barros.
A exposição “Marionetas Fora de Cena” pode ser visitada no Museu do Bombarral até 7 de junho de 2026.