“A nossa voluntária mais nova tem 7 anos e a mais velha tem 74 anos”

A Oeste ConneXtion tem apenas oito meses de existência, mas o lastro de experiência adquirida leva esta associação a acreditar que assumirá um papel muito relevante no futuro da região. No Dia Internacional do Voluntariado, que se celebra nesta sexta-feira, fomos perceber o que motivou a criação desta organização que já movimenta 22 voluntários permanentes, quais as áreas de ação e os benefícios que cria para a comunidade. E o apelo a quem se queira juntar: “O voluntariado abre portas para descobrirem novos interesses, conhecerem-se melhor, adquirirem competências e criarem ligações e amizades que podem levar para a vida.”
- Como surgiu a Associação Oeste ConneXtion e o que motivou a sua criação na região Oeste?
- A Oeste ConneXtion Associação surgiu da vontade de tornar a região Oeste um espaço que possibilita a colaboração e a participação cívica, dando voz à comunidade e impulsionando projetos e atividades com impacto real na qualidade de vida da população, na proteção do meio ambiente e na valorização da cultura. Esta Associação, constituída há poucos meses (abril de 2025), é o resultado de um grupo de cidadãos que acredita que pequenas ações podem gerar grandes mudanças, sendo o seu maior objetivo fazer a diferença. Foi assim que tudo começou e estamos muito felizes com o nosso percurso até aqui.
- Com quantos voluntários conta atualmente?
- A nossa rede de voluntários está em constante crescimento. Embora o número varie consoante os projetos, contamos atualmente com um grupo ativo de 22 voluntários dedicados que nos acompanha ao longo do ano, ao qual se juntam muitos outros participantes em iniciativas pontuais.
- Que papel desempenha o voluntariado nas atividades e projetos desenvolvidos pela vossa associação?
- O voluntariado é o coração da Oeste ConneXtion. A nossa missão centra-se muito em inspirar e capacitar cidadãos através da educação e do voluntariado, permitindo esta união de forças entre indivíduos e permitindo também que cada pessoa tenha um espaço de crescimento e desenvolvimento. No fundo, é graças à dedicação dos nossos voluntários que conseguimos desenvolver ações ambientais, campanhas solidárias e atividades comunitárias, e só temos de agradecer. Ser voluntário na Oeste ConneXtion Associação, mais do que ajudar, significa fazer parte de uma rede que cria mudanças positivas.
- Em que áreas ou causas os voluntários da Oeste ConneXtion estão mais envolvidos atualmente?
- Os nossos voluntários dão apoio em duas grandes áreas de atuação que concentram atualmente a maior parte da nossa intervenção na região Oeste:
- sustentabilidade e Ambiente: através de ações de limpeza e sensibilização ambiental.
- Solidariedade e Apoio Social: através de campanhas de recolha de bens e iniciativas de inclusão.
No entanto, a nossa Associação tem ainda outro pilar: a Cultura. No que diz respeito aos voluntários, é uma área que ainda não conseguimos expandir, mas contamos com o nosso projeto ‘Batuc’Oeste’. Muitos dos nossos voluntários integram este projeto e acreditamos que também é uma forma de valorizar a música tradicional e unir pessoas através da música. Além do mais, por sermos uma Associação considerada recente, gostaríamos ainda de alargar a nossa intervenção para outros contextos, como iniciativas de mentoria e apoio a jovens e atividades para pessoas com deficiência, idosos e órfãos (solidariedade) e roteiros culturais e históricos e exposições de arte e fotografia (cultura).
Temos sempre a preocupação de assegurar que todos se sentem preparados para participar nas atividades e apoiar no que for preciso, dando, ao mesmo tempo, liberdade para que se sintam autónomos e confiantes para os desafios que possam enfrentar
- Que impacto tem o trabalho voluntário da associação na comunidade local e nas pessoas que apoiam?
- O impacto é visível a vários níveis, pois permite a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o maior sentido de comunidade e proximidade entre as pessoas, reduzindo o isolamento que, por vezes, muitas pessoas sentem e criando uma rede de apoio entre os indivíduos, o maior acesso a iniciativas sociais ou ambientais, maiores oportunidades de desenvolvimento pessoal e de competências, bem como de aprendizagens e de descoberta de novos interesses.
- Como é feita a captação e formação de novos voluntários? Existem programas específicos ou parcerias com escolas/universidades?
- A captação é feita principalmente através do nosso formulário de voluntariado, das redes sociais e da participação em eventos locais. Acreditamos que o primeiro passo é acolher bem e integrar cada voluntário nas áreas em que mais se identifica, deixando sempre um espaço para que os nossos voluntários possam descobrir os seus interesses em outras áreas que não se identificam tanto. Temos sempre a preocupação de assegurar que todos se sentem preparados para participar nas atividades e apoiar no que for preciso, dando, ao mesmo tempo, liberdade para que se sintam autónomos e confiantes para os desafios que possam enfrentar e que muitas vezes desconhecemos porque são internos. Em relação às parcerias com escolas e universidades, neste momento não contamos com nenhuma, mas estamos totalmente abertos a construir novas parcerias que promovam o envolvimento juvenil e académico, algo que sentimos que é uma lacuna aqui na região Oeste.
- Quais são os maiores desafios que a associação enfrenta na gestão do voluntariado?
Como em qualquer organização, gerir o voluntariado implica alguns desafios, como:
- Conciliar a disponibilidade das pessoas com a constante necessidade de apoio nas atividades;
- Garantir o acompanhamento contínuo sem perder o espírito informal e comunitário;
- Criar oportunidades diversificadas e motivadoras para que todos se sintam úteis e valorizado;
- Assegurar a organização e recursos logísticos para que as várias iniciativas se realizem de forma adequada e segura.
No entanto, apesar destes desafios, o entusiasmo dos voluntários supera sempre qualquer obstáculo e é uma força motivadora externa para continuarmos a nossa missão e a fazermos mais e melhor, sempre!
Temos observado um aumento significativo de crianças e jovens interessadas em estar desde cedo envolvidos com iniciativas de voluntariado, mas também de adultos que procuram formas de contribuir para o bem-estar da comunidade
- Pode partilhar uma história ou um exemplo marcante de voluntariado que represente bem o espírito da Oeste ConneXtion?
Recentemente, realizámos uma limpeza de bermas, que acreditamos ser um dos exemplos mais marcantes que melhor representa o espírito da Oeste ConneXtion e do nosso voluntariado. Foi uma ação de limpeza comunitária realizada entre a Sede da Boavista-Olheiros e a Valor Sul, onde participaram voluntários com idades compreendidas entre os 9 e os 50 anos. A nossa ideia inicial era terminarmos a limpeza na discoteca Mau Maria, onde, habitualmente, costuma estar muito lixo, porém ficamos totalmente chocados com a quantidade de lixo que fomos apanhando ao longo do caminho. Além do mais, acreditamos que esta junção de gerações, onde famílias inteiras se juntaram e pessoas que não se conheciam trabalharam lado a lado, permitiu um resultado ainda maior! Porque, no final de contas, não ganhamos apenas um espaço limpo com menos de 140 kg de lixo, promovemos também a criação de laços, momentos em família e um sentimento de união e orgulho em cuidar do nosso território. É este o verdadeiro significado de ‘ConneXtion’, conectar as pessoas e valorizar o impacto do seu trabalho no meio ambiente, na região Oeste.
- Que mudanças ou tendências têm observado no perfil dos voluntários ao longo dos anos?
- Temos observado um aumento significativo de crianças e jovens interessadas em estar desde cedo envolvidos com iniciativas de voluntariado, mas também de adultos que procuram formas de contribuir para o bem-estar da comunidade. A nossa voluntária mais nova tem 7 anos e a nossa voluntária mais velha tem 74 anos e é muito gratificante promover uma ligação entre gerações, onde os mais novos podem aprender com os mais velhos e os mais velhos com os mais novos, é mesmo muito bom! Sobre a diversidade de perfis, consideramos que é muito grande, desde estudantes a profissionais ativos e reformados, permitindo também um enriquecimento aos nossos projetos. Cada vez mais pessoas procuram voluntariado como forma de participação cívica e desenvolvimento pessoal e ficamos muito felizes sermos a “casa” escolhida pelas mesmas.
- Quais são os próximos projetos ou objetivos futuros da associação relacionados com o voluntariado e o desenvolvimento comunitário?
- Estamos focados em expandir os nossos projetos ambientais e culturais, reforçar iniciativas solidárias e aumentar a participação regular dos voluntários. Queremos criar parcerias locais, nomeadamente com escolas e instituições de ensino, dinamizar programas para jovens e desenvolver oportunidades de formação que permitam a cada voluntário crescer dentro da associação. O nosso objetivo é continuar a construir um Oeste mais unido e mais solidário, sempre com o voluntariado na linha da frente.
- Como é que a Oeste ConneXtion celebra este Dia Internacional do Voluntariado e que mensagem gostariam de deixar aos voluntários da Região Oeste?
- Este é o primeiro Dia Internacional do Voluntariado que celebramos e, sem dúvida, que vai ser assinalado por mais uma oportunidade para agradecer a todas as pessoas que fazem parte da nossa missão e contribuem para que esta se mantenha viva. Porém, acreditamos que a melhor forma de celebrar é proporcionar aos nossos voluntários, sempre que possível, atividades que destaquem o seu papel na comunidade e que lhes façam verdadeiramente sentido e vontade de continuar junto de nós. A mensagem que gostaríamos de deixar aos voluntários da região Oeste, e também aos nossos voluntários, é muito simples: continuem a envolver-se em atividades de voluntariado, pois são uma mais-valia para o vosso desenvolvimento pessoal e profissional. O voluntariado abre portas para descobrirem novos interesses, conhecerem-se melhor, adquirirem competências e criarem ligações e amizades que podem levar para a vida. Nunca desvalorizem o vosso trabalho e o quão importante ele é para a nossa região Oeste. Vocês são a força que desenvolve a nossa região! Muito obrigada!