Vinho de Alenquer com distinção máxima no Concurso de Vinhos de Lisboa
Os vinhos de Alenquer saíram vencedores do Concurso de Vinhos de Lisboa 2025, cujos galardões foram revelados a 26 de outubro, arrebatando prémios em várias categorias que distinguiram as melhores produções dos últimos anos. Em destaque, esteve tal como em 2023, o vinho nascido de um protocolo encetado entre os Municípios de Alenquer e Benkovac (Croácia), produzido na Adega Cooperativa da Labrugeira, e entretanto alargado a outra geografia: o Empatia Vital.
Neste caso, o júri composto por enólogos, críticos de vinho e outros especialistas atribuiu o galardão de 'Melhor Vital & Medalha de Ouro' ao Empatia Superior Vital 2023, destacando as uvas de casta autóctone permutadas com o território croata e que estão plantadas na Serra de Montejunto. Este néctar de cor citrina tem um aroma frutado elegante com nuances citrinas e de mel. No concurso levado a cabo pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, este trata-se de um vinho de excelência para acompanhar pratos de peixe depois de na prova ter ficado provado ser cativante pela intensidade e frescura conferidas pela boa acidez natural.
Para Alenquer, vieram também três outras 'Medalhas de Ouro'. Uma diz respeito ao 'Melhor Leve', arrebatada pela Casa Santos Lima, com o Azulejo Branco 2024; a de 'Melhor Arinto', através da Quinta do Lagar Novo, com o vinho 'Quinta do Lagar Novo Arinto 2019'; e ainda a de 'Melhor Colheita Tardia', conquistada por Pedro Luís da Câmara Santa Bárbara com o vinho 'Quinta das Marés by Santa Bárbara 2021'.
Entre os 10 grandes vencedores do Concurso de Vinhos de Lisboa 2025 que colheu mais 150 referências vínicas concorrentes, Alenquer destacou-se dos demais com quatro vinhos produzidos no concelho. Entre um total de 45 medalhados, há várias outros vinhos produzidos em território alenqueresne.
O concurso abrange 24 concelhos dos distritos de Lisboa, Santarém e Leiria, englobando vinhos IGP Lisboa e as várias denominações de origem controlada, como é o caso da DOC Alenquer. A Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa reúne 10 mil hectares de vinha certificada, cerca de duas mil famílias de viticultores e soma uma produção de 69 milhões de garrafas anuais cuja exportação alcança 100 países.