goTositemap
Educação e Formação

Câmara Municipal da Lourinhã faz o balanço das Jornadas da Educação 2025

30 de outubro, 2025
Lourinhã
image

A Lourinhã voltou a ser palco de reflexão e partilha, no âmbito das VI Jornadas da Educação, que decorreram entre 3 de setembro e 22 de outubro, sob o mote “Brincar e Tecnologia que Ligam Culturas”.

O evento, promovido pela Câmara Municipal da Lourinhã, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do concelho, juntou docentes, assistentes operacionais, alunos, famílias e especialistas da área da educação.

Durante a manhã do primeiro dia, vários painéis abordaram a interculturalidade na educação e as pontes entre brincar e tecnologia, com intervenções de Mónica Mascarenhas e Teresa Oliveira (Fundação Aga Khan Portugal), Frederico Lopes (IPA Portugal) e Célia Sousa (Centro de Recursos para a Inclusão Digital – CRID®). O programa incluiu ainda a tertúlia “Brincar e Inovar: Educação para a Interculturalidade”, moderada por Cláudia Santana e Diana Lúcio, mediadoras linguísticas e interculturais dos agrupamentos de escolas do concelho. Este primeiro momento foi dirigido a docentes e técnicos contando com 260 participantes.

Após um almoço convívio, o evento deslocou-se para o Parque Verde da Cegonha, onde docentes e não docentes participaram em dinâmicas promotoras de espírito de equipa, destacando-se neste âmbito, a atividade Peddy Paper pela Vila da Lourinhã.

O dia encerrou com a dinâmica "Cuidar de Quem Cuida: Relações, Colaboração e Bem-estar no Contexto Educativo", conduzida por Alfredo Leite, formador e facilitador em Educação Positiva e Desenvolvimento Humano, que abordou o impacto do bem-estar dos profissionais da educação na qualidade das práticas educativas e pedagógicas implementadas. No período da tarde contou-se com o envolvimento de 200 participantes.

As jornadas continuaram com ações de capacitação para assistentes operacionais. Nos dias 8 e 11 de setembro, realizou-se o workshop “Posso Brincar Só Mais um Pouco? “dinamizado pelo educador Rui Inácio. O dia 9 de setembro deu lugar à realização do workshop “Pontes de Empatia: O Papel Essencial dos Assistentes Operacionais na Integração e Interculturalidade Escolar” dinamizado pela mediadora intercultural e linguística, Cláudia Santana. Estes workshops contaram com a participação de 65 assistentes operacionais com funções nas diferentes escolas do concelho.

Nos dias 12 e 15 de setembro, decorreram atividades de apoio à transição de ciclo. Os alunos que integraram o ensino secundário, assistiram à palestra “Escolher o Meu Futuro”, dinamizada por Renato Paiva. Às famílias e alunos que transitaram para o 5º ano foi distribuído o recurso “Chegámos ao 5.º Ano”, no qual constam informações pertinentes relativamente a esta mudança de ciclo.

Os dias 27 de setembro e 4 de outubro foram especialmente dedicados às famílias e crianças entre os 0 e os 12 anos de idade. No dia 27 decorreu o workshop “Brincar, uma Ponte para o Mundo” que contou com a participação de 19 famílias, e no dia 4 foram dinamizados os Ateliers LIGHTSABER, Little Carpenters e outras dinâmicas lúdicas e cooperativas, no Parque Verde da Cegonha, onde os cerca de 300 participantes puderam usufruir de momentos descontraídos de aprendizagem e diversão. 

As jornadas encerraram em outubro, com duas ações de formação acreditadas para docentes e com a colaboração do Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (CFETVL). A primeira,

“Atenção! Robôs à Solta!”, realizou-se no dia 15 de outubro e foi conduzida por Gorete Fonseca. A segunda formação, “A Integração das TIC na Prática Pedagógica: Ferramentas de Apoio à Multiculturalidade, Inclusão e IA”, decorreu no dia 22 de outubro e teve como dinamizadora Ana Margarida Silva Batalha. Estas formações contaram com a participação de cerca de 50 docentes.

Ao longo de quase dois meses, as VI Jornadas da Educação afirmaram-se como um espaço de partilha e construção conjunta, reforçando o compromisso do município da Lourinhã com uma educação inclusiva, criativa e aberta às diferenças.

 

Última Atualização 29 outubro, 2025

Partilhar

Partilhar