Oito estabelecimentos de ensino galardoados com bandeira Eco-Escolas 2024/25

O Dia das Bandeiras Verdes sucedeu no passado dia 23 de outubro no Pavilhão Multiusos de Paredes, distrito do Porto, e juntou cerca de 3.000 alunos/as, professores, auxiliares, encarregados/as de educação, diretores/as e outros/as representantes da comunidade escolar para a maior iniciativa nacional no âmbito da educação ambiental em contexto escolar.
Alenquer voltou a ser galardoada e desta vez com um recorde absoluto. A participar pelo 30º ano letivo consecutivo, desde 1996/97, o concelho atingiu um total de oito estabelecimentos de ensino distinguidos com a bandeira Eco-Escolas referente a 2024/25, distribuídos pelos Agrupamentos de Escolas de Abrigada, Carregado, Damião de Goes e Visconde Chanceleiros. O anterior máximo era de seis, registado em 2021/22.
Confira as escolas premiadas:
- Escola Básica de Abrigada
- Escola Básica de Alenquer
- Escola Básica de Cheganças
- Escola Básica Integrada do Carregado
- Escola Básica 1 de Paredes
- Escola Básica 1 de Santana da Carnota
- Escola Básica 2,3 Visconde de Chanceleiros
- Escola Secundária Damião de Goes
O programa promove a participação ativa, a responsabilidade e a cidadania ambiental, incentivando a integração de temas como água, energia, resíduos, biodiversidade, mobilidade e alterações climáticas no currículo escolar e na gestão do espaço escolar, através de projetos empreendedores.
Este galardão foi instituído em 1996 e é atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), uma Organização Não-Governamental dedicada à Educação Ambiental para a Sustentabilidade. A iniciativa a nível internacional da Foundation for Environmental Education tem um raio de ação em mais de 74 países e em Portugal há mais de 2.000 escolas com uma bandeira Eco-Escolas, que preconiza o pensamento por uma comunidade mais verde e sustentável.