goTositemap
Institucional

Entre caldeirada, pera rocha e vinho: Chef Patrícia Borges surpreende Lisboa com sabores do Oeste

24 de outubro, 2025
Lourinhã
Chef Patrícia Borges foi convidada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste
Chef Patrícia Borges foi convidada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste

Fonte: Oestecim

A Chef Patrícia Borges foi convidada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste para representar a gastronomia e os produtos da região no evento “Grandes Escolhas | Vinhos & Sabores 2025”, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O showcooking protagonizado pela Chef levou ao público o melhor dos sabores e tradições culinárias dos 12 municípios do Oeste, numa das maiores mostras do setor vínico e gastronómico em Portugal.

A iniciativa integrou-se no projeto “Sabores ao Centro”, promovido pelo Turismo do Centro de Portugal, que divulga a diversidade e a qualidade dos produtos regionais através da participação das oito Comunidades Intermunicipais (CIM): Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela, Médio Tejo, Oeste, Região de Aveiro, Região de Coimbra, Região de Leiria e Viseu Dão Lafões.

Durante o showcooking, a Chef Patrícia Borges conduziu o público por uma viagem sensorial pelos produtos e tradições gastronómicas oestinas.

O menu incluiu caldeirada da nossa costa (Peniche, Nazaré e Lagoa de Óbidos) servida em pão de Sobral de Monte Agraço e acompanhada por vinho DOC Alenquer. Pulled pork com porco malhado de Alcobaça e pickles de legumes e ainda a tarte D. Isabel, da Lourinhã, com pera rocha do Oeste cozida em ginja de Alcobaça e Óbidos.

A demonstração contou também com a apresentação de vinhos de Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval e Torres Vedras, e com a louça artesanal da ceramista Margarida Martins, símbolo da identidade cultural e criativa da região.

Para a Chef Patrícia Borges, esta participação foi uma oportunidade para evidenciar a autenticidade e a diversidade dos produtos locais que distinguem o Oeste: “Esta experiência é fantástica, no sentido de conseguirmos compreender e demonstrar que os municípios que integram a OesteCIM produzem, maioritariamente, todos os produtos que compõem a gastronomia nacional. Basicamente, não dependemos da produção de outros territórios. Em conjunto, temos uma riqueza imensa de recursos que nos possibilita apresentar aos locais e visitantes uma gastronomia de excelência.”

O showcooking despertou grande curiosidade e entusiasmo entre o público presente, que pôde saborear e conhecer melhor os produtos endógenos da região: “Penso que ficaram extremamente agradados e surpreendidos com a quantidade de produtos que possuímos, e sobretudo por liderarmos, a nível nacional, a produção e captura de produtos como a pera rocha do Oeste, a abóbora e o pescado de Peniche”, destacou a Chef.

A Chef sublinhou ainda a importância de valorizar a gastronomia regional enquanto expressão viva do património cultural do território: “Existe ainda alguma desinformação sobre produtos de excelência dos nossos 12 municípios, assim como sobre hábitos gastronómicos tradicionais. Estas ações ajudam a informar, enaltecer e relembrar sabores que fazem parte da nossa infância e identidade. É fundamental promover a nossa gastronomia, pois ela integra o nosso património cultural.”

Com esta participação, a OesteCIM reforça o compromisso em valorizar o território e os seus produtores, promovendo a gastronomia como um dos pilares da identidade e do desenvolvimento sustentável da região Oeste.

Última Atualização 23 outubro, 2025

Partilhar

Partilhar