goTositemap
Geral

Sabe distinguir um facto de uma opinião? Mantemos o PressReader gratuito para si

24 de outubro, 2025
Oeste CIM
image

Em tempos, esta pergunta teria uma resposta óbvia de maioritariamente no mesmo sentido, mas a proliferação de conteúdo e informação sem filtro no espaço digital tem vindo a provocar uma alteração profunda na forma como as pessoas interpretam o que veem, leem e ouvem. No último estudo publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre o tema, em 2021, 50 por cento dos jovens até aos 15 anos em Portugal não sabiam distinguir um facto de uma opinião, valor ainda assim superior à média de 47% registada nos países que compõem o organismo.

Em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a Semana Mundial da Literacia Mediática e de Informação, precisamente com o intuito de reforçar junto das populações a necessidade de aceder e interpretar corretamente informações com fontes credíveis e combater a disseminação de fake news ou factos não comprovados, tendencialmente publicados em plataformas sem mecanismos de mediação ou controlo.

Mais do que nunca, estar corretamente informado é uma ferramenta poderosa para qualquer cidadão e por isso a Comunidade Intermunicipal do Oeste continua a manter gratuito o serviço PressReader, plataforma digital que permite o acesso a mais de sete mil publicações nacionais e internacionais.

O serviço está disponível na Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste (RIBO), que reúne as bibliotecas dos 12 municípios que compõem a região: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

O processo é simples e gratuito. Contacte a Biblioteca Municipal do seu Município. Combata a falsa informação. Por si e pelos outros.

 

Artigo relacionado:

“As bibliotecas do século XXI devem ter uma função social”

Última Atualização 24 outubro, 2025

Partilhar

Partilhar