Bombarral revive Batalha da Roliça com recriação histórica

O Bombarral vai a reviver a História, este sábado, dia 18 de outubro, com a Recriação Histórica da Batalha da Roliça. Cento e vinte recriadores históricos, provenientes de seis grupos de várias regiões do país, vão participar neste evento, promovido pela Associação de Recriação Histórica da Batalha da Roliça e pela Associação Napoleónica Portuguesa, com o apoio do Município do Bombarral.
Dos seis grupos que vão marcar presença, destaque para o Batalhão de Caçadores 6, formado em 2023, com o intuito de preservar o importante património histórico-militar originado pela Batalha da Roliça.
Este evento histórico oferece ao público uma oportunidade única para mergulhar no passado através de uma recriação rigorosa e envolvente.
Um dos pontos altos será a Recriação Histórica da Batalha da Roliça, às 17h00, na Praça do Município, que procurará recriar o ambiente da época e envolver o público na preservação da memória coletiva.
O programa inclui ainda a cerimónia de hastear das bandeiras, também na Praça do Município, e uma cerimónia de homenagem aos heróis que lutaram na Batalha da Roliça, junto ao Monumento Comemorativo, na localidade de Roliça.
A Batalha da Roliça ocorreu a 17 de agosto de 1808, durante a primeira Invasão Francesa a Portugal, e marcou o primeiro combate terrestre entre britânicos e franceses da Guerra Peninsular (1807–1814), culminando na retirada do exército francês.