bma :: Apresentação do livro “Judeus - Tragédia e Esperança”

bma :: Apresentação do livro “Judeus - Tragédia e Esperança”
Autor: Pedro Cantinho Pereira
25 OUT
15h00
Público em geral
ENTRADA LIVRE
Inscrições obrigatórias para: bma.inscricoes@cm-alcobaca.pt
Em março de 1944, as forças nazis ocuparam a Hungria, dando início, pouco depois, à deportação para Auschwitz da última grande comunidade judaica na Europa dominada pelos nazis. Em pouco mais de dois meses, quase meio milhão de judeus húngaros da província foram assassinados, numa operação conduzida por Adolf Eichmann.
Neste livro descreve-se a perigosa ação de salvação dos judeus de Budapeste, por parte de alguns diplomatas estrangeiros, nomeadamente portugueses; conta-se a história dos remanescentes judeus no pós-guerra (os sobreviventes da Shoá), colocados em campos de internamento para pessoas deslocadas, por não desejarem regressar aos seus países de origem; relata-se a emigração legal e ilegal para a Palestina, fomentada pelas diferentes correntes sionistas (nomeadamente através do famoso Exodus 1947); por fim, apresenta-se uma breve história da Palestina, sob mandato britânico, até à criação de do Estado de Israel, num território predominantemente habitado por árabes palestinianos, totalmente opostos à partilha da Palestina.
Este relato histórico aborda a tragédia dos judeus na Europa, o fortalecimento do movimento sionista com vista à criação de um estado-nação, e as origens de um terrível conflito que perdura até aos nossos dias, sem fim à vista.
Nota sobre o autor
PEDRO CANTINHO PEREIRA nasceu em Lisboa, em 1955. Partiu para França, em 1975, onde exerceu as funções de professor de português e estudou na Universidade de Estrasburgo, tendo obtido o grau de mestre em História da Integração Europeia, pelo Instituto dos Altos Estudos Europeus. Entre 1989 e 1993 trabalhou na Coordenação-Geral do Ensino de Português em França, junto da Embaixada de Portugal em Paris. Regressou a Portugal em setembro de 1993, para exercer as funções de professor do ensino secundário, no Algarve. Em 2002, doutorou-se em História pela Universidade de Paris 1 (Panthéon – Sorbonne), com equivalência concedida pelo ISCTE, tendo iniciado então a sua carreira de professor universitário. Atualmente, exerce as funções de professor e de diretor da biblioteca no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão). Autor de artigos e livros na sua área de especialidade, nomeadamente: Portugal e o Início da Construção Europeia, 1947-1953 (Instituto Diplomático, Coleção Biblioteca Diplomática, n.º 5, do MNE); A Sombra da Guerra. A História de Paul Freundlich (Chiado Editora); Un «Malgré́ Nous» dans l’engrenage nazi. Les sacrifiés de l’Histoire (L’Harmattan); Um judeu português em Istambul (Edições Colibri); e Judeus, Tragédia e Esperança. De Budapeste a Israel 1944-1948 (Edições Colibri). Vive atualmente em Ferragudo (Algarve).