Requalificação da Casa da Torre candidata aos Prémios do Imobiliário Expresso/SIC Notícias

A requalificação da Casa da Torre é candidata na 7ª edição Prémios do Imobiliário Expresso/SIC Notícias, atribuídos anualmente pelo jornal Expresso em parceria com a SIC Notícias. O edifício original cuja existência se encontra documentada desde, pelo menos, o ano de 1241 concorre na categoria 'Reabilitação e Reconstrução – Equipamento Público/Social ou Património Cultural'.
A intervenção projetou o equipamento municipal para a modernidade, incidindo na preservação e conservação do edifício, com reorganização dos interiores através da abertura de novos vãos de passagem entre divisões, incluindo substituição de revestimentos, pisos e algumas caixilharias mais degradadas, adequando-o às suas novas funções, com reformulação da instalação elétrica, das redes de águas e esgotos, dotação do espaço com segurança de incêndio e intrusão, substituição do sistema de climatização por outro mais eficiente e resolução de problemas de infiltrações. A arquitetura ficou a cargo de Sílvia Batista Tomás e a engenharia com a responsabilidade de Filipe Bandeira Narciso. Ali, na antiga Calçada do Espírito Santo, atual Calçada Francisco Carmo, renasceu o Museu Hipólito Cabaço, em homenagem àquele que foi o precursor da atividade arqueológica no concelho de Alenquer e um dos marcos da arqueologia portuguesa na primeira metade do século XX. O museu com entrada gratuita de terça-feira a domingo (10h às 13h e 14h às 18h) inclui um espólio de valor inestimável que soma 2.000 peças de várias épocas da história humana, todas elas encontradas no concelho de Alenquer.
Na luta pelo mesma categoria, a revigorada Casa da Torre, em Alenquer, conta com a competição do Mude - Museu do Design (Lisboa), com a Conservação, Valorização e Promoção do Convento de S. Francisco de Real (Braga), com o Centro Interpretativo das Águas de Caneças (Odivelas) e com o Teatro Municipal da Lousã. O prémio será atribuído por um júri composto por 16 membros que incluiu profissionais dos ramos da engenharia, arquitetura, imobiliário, consultoria, banca, urbanismo, entre outras áreas. Há 59 candidatos a concurso.
Em 2024, o Município de Alenquer foi distinguido com uma menção honrosa pelo trabalho desenvolvido no Mercado Municipal, que abriu portas pela primeira vez em 1949. No coração da vila, o Mercado reabriu renovado em outubro de 2023 e viu o labor de excelência relevado na categoria 'Reabilitação e Reconstrução – Comércio'. No último ano, o Zimbório dos Paços do Concelho também foi nomeado para a categoria 'Reabilitação e Reconstrução – Equipamento Público ou Património Cultural'.
Leiria sucede a Mafra e acolhe a gala de atribuição de galardões de um total de dez categorias principais a 23 de outubro.