"O júri ficou com muita vontade de conhecer a região do Oeste"

Reconhecido internacionalmente como o melhor festival do mundo no seu nicho, o ART&TUR - Festival internacional de Cinema de Turismo, afirma-se como uma montra privilegiada para promover territórios e valorizar a sua identidade através da promoção audiovisual. Na edição deste ano, que terá lugar no município do Fundão, a região do Oeste leva consigo um vídeo que convida a uma experiência imersiva à descoberta da riqueza e diversidade dos municípios do Oeste. Para refletir sobre o impacto desta participação e sobre o papel do festival na promoção turística, entrevistámos Mariana Calaça Baptista, Diretora do ART&TUR, que destaca a relevância desta distinção para consolidar a imagem do Oeste em Portugal e além-fronteiras.
- Qual considera ser a importância do ART&TUR para a promoção do cinema de turismo em Portugal e no mundo?
O ART&TUR é considerado o melhor Festival de Cinema de Turismo do Mundo. É para esse reconhecimento que trabalhamos que que mantemos o nivel de exigência. A afirmação da qualidade por parte do Juri do ART&TUR é a chancela de uma painel idóneo, independente e conhecedor da realidede do audiovisual de turismo a nivel global, composto por professores universitários, produtores audiovisuais e especialistas do sector.
- O Festival terá lugar no Fundão. Na sua opinião, qual o significado de realizar este evento internacional numa cidade do interior?
A itinerância do ART&TUR é fundamental para a coesão dos territórios do Centro de Portugal. Desde 2018 que o contrato de apoio exclusivo com a Turismo do Centro de Portugal, traz à região produtores de todo o mundo, e cria condições de criação de valor através das diversas competições que aqui tomam lugar, nomeadamente o ART&FACTORY e o Blogging, consolidando a imagem do municipio anfitrião através de consistentes propostas de narrativas com um outro olhar profissional do audiovisual.
- O filme “OesteCIM Overview” será distinguido nesta edição. Que impacto acredita que este reconhecimento terá para a região Oeste?
Quando bem promovidos os prémios, validam a qualidade de uma proposta. Esta distinção é uma validação que ajuda as entidades detentoras dos filmes a atingir um maior reconhecimento no panorama do turismo e do audiovisual, sendo assim a inclusão do laurel com o respectivo prémio deverá constar da capa do filme, de forma a criar um reforço ao projeto e projetá-lo de forma mais ancorada com os valores do cinema de turismo a nivel nacional, usando-o em feiras de especialidade e criando peças de comunicação como esta para uma maior divulgação do prémio.
- Como descreve a receção do filme por parte do júri do Festival?
O filme "OESTECIM Overview" é uma animada viagem pela região e teve o aplauso do juri, não só na escolha dos planos, nas transições de imagem e na viagem que nos proporciona ao voar por todos os municipio do Oeste. O juri ficou com muita vontade em conhecer a região do Oeste e o apelo à viagem foi reforçado pela visualização do video.
- Que contributo espera que o ART&TUR possa trazer para a promoção turística de Portugal e, em particular, para regiões como o Oeste, que têm procurado afirmar-se através da sustentabilidade, da comunidade e da autenticidade?
O ART&TUR é o palco dos melhores filmes de cinema de turismo a nivel global. Dessa forma a comunicação deste prémio deve ser acompanhada de forma consistente com um plano de comunicação e eventos que se centre na sustentabilidade, na comunidade e na autenticidade, não sendo este filme e este prémio revelador dessas tipologias. Este filme é um Overview. Entendemos que o prémio é um criador de "Notoriedade", e neste caso não é uma narrativa especifica, que vai muito mais além, do que o voo do "pássaro" pelo Oeste de Portugal, e que necessitam de conteúdos mais aprofundados na sustentabilidade, na comunidade e na autenticidade. A narrativa deste filme no nosso entender não revela esses valores.