goTositemap
Ambiente e Sustentabilidade

Já sabe onde vai ver o eclipse lunar? Siga as nossas sugestões

04 de setembro, 2025
Oeste CIM
image

No próximo domingo, dia 7, terá lugar mais um eclipse total da Lua, a qual ficará vermelha, fenómeno conhecido como ‘Lua de Sangue’. A duração será aproximadamente de 82 minutos, entre as 18h30 e as 19h52. Espera-se que no território português o eclipse possa ser observado em boas condições, embora desta vez os maiores beneficiados sejam os locais mais a Leste do planeta, como pode consultar aqui.

Os eclipses lunares (quer parciais ou totais) ocorrem entre duas a três vezes por ano, quando a Lua atravessa a sombra da Terra, ou seja, quando o planeta bloqueia a luz do sol ao seu satélite natural.

Quando os três estão em linha reta e o eclipse é total, dá-se também o fenómeno da ‘Lua de Sangue’. Embora o planeta bloqueie a luz solar direta, uma parte da mesma é filtrada pela atmosfera terrestre, que dispersa a luz azul, mas deixa passar apenas os tons quentes, ou seja, a luz vermelha.

Para quem vive ou visita o Oeste neste fim de semana deixamos as nossas sugestões para observar o fenómeno:

Alcobaça

Castelo de Alcobaça: Localizado num ponto elevado, este local oferece uma vista panorâmica sobre a cidade e os seus arredores, proporcionando um bom ponto de observação sem a poluição luminosa do centro.

Alenquer

Serra de Montejunto: Com a sua vista ampla para toda a região, a serra é um dos melhores locais da zona para observação astronómica, com reduzida poluição luminosa e acessos fáceis.

Arruda dos Vinhos

Forte da Carvalha: Oferece uma vista privilegiada sobre a vila e a paisagem rural circundante, sendo um ponto ideal para apreciar o eclipse num ambiente calmo.

Bombarral

Miradouro da Serra do Picoto: com uma incomparável vista sobre o Vale do Roto e a Várzea de São Mamede, é um sítio com um ambiente sereno e com vista desimpedida para o céu.

Cadaval

Serra de Montejunto: Partilhada com Alenquer, é um local de referência para a observação de fenómenos celestes, com múltiplos pontos de interesse e acessos facilitados.

Caldas da Rainha

Lagoa de Óbidos (Foz do Arelho): As margens da lagoa, junto ao mar, proporcionam uma vista ampla e desimpedida do horizonte, ideal para quem quer um local mais próximo da costa.

Lourinhã

Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo: Situado sobre as arribas da praia de Paimogo, oferece uma vista incrível para o oceano e para a paisagem envolvente.

Nazaré

Sítio da Nazaré: A falésia do Sítio da Nazaré, com a sua vista deslumbrante sobre a praia e o mar, é um dos pontos mais icónicos para a observação de qualquer evento no céu.

Óbidos

Muralhas do Castelo de Óbidos: A caminhada pelas muralhas medievais da vila permite ter uma perspetiva elevada sobre a paisagem rural, ideal para a observação de fenómenos no céu.

Peniche

Cabo Carvoeiro: Este local, no ponto mais ocidental do concelho, oferece uma vista direta sobre o mar e o horizonte, sendo um dos melhores locais da região para observar o eclipse.

Sobral de Monte Agraço

Forte do Alqueidão: Um local elevado com vistas panorâmicas sobre a paisagem, permitindo uma observação crua.

Torres Vedras

Praia de Santa Rita: A zona das falésias da Praia de Santa Rita, com o seu acesso facilitado, é um excelente local para observar o fenómeno celestial junto ao mar.

 

Artigos relacionados:

Respire fundo: vem aí o Dia Internacional do Ar Limpo

Guia dos jardins do Oeste

Última Atualização 04 setembro, 2025

Partilhar

Partilhar