30 de agosto: 30 anos da elevação de Alcobaça a cidade
Alcobaça assinalou, no dia 30 de agosto, o 30.º aniversário da publicação da Lei n.º 37/95, no Diário da República, que conferiu à vila a dignidade de cidade. A lei, aprovada a 21 de junho de 1995, foi promulgada pelo Presidente da República, Dr. Mário Soares, a 28 de julho e publicada oficialmente a 30 de agosto. Este marco constituiu um momento decisivo no reforço da identidade territorial, cultural e urbana de Alcobaça.
A elevação a cidade representou o reconhecimento institucional do legado cisterciense que, desde o século XII, moldou o território, a economia local e a própria identidade da comunidade. Este património, material e imaterial, simbolizado pelo Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça - Património Mundial da UNESCO - continua a ser matriz de desenvolvimento do concelho.
Nos últimos séculos, e particularmente após a extinção das ordens religiosas em 1834, a dedicação das gentes de Alcobaça e a ação das forças políticas locais têm valorizado o território, modernizado infraestruturas, dinamizado a cultura e aberto novos caminhos de progresso. Este esforço coletivo criou as bases sólidas que permitiram a elevação a cidade e o desenvolvimento subsequente.
Nas palavras do Presidente da autarquia, "ao longo destas três décadas, Alcobaça consolidou-se como polo de cultura, turismo e associativismo, "destacando-se a nível nacional e internacional pela riqueza do seu património, pela vitalidade cultural e pelo trabalho e empreendedorismo das suas gentes. Projetos estratégicos de valorização do espaço público, de apoio social, de promoção cultural e turística reforçaram o estatuto de Alcobaça como cidade de qualidade de vida.
Alcobaça, herdeira do seu passado cisterciense e do empenho das suas gentes, afirma-se como um território de identidade e inovação, com os olhos sempre voltados para o futuro".