“Oeste está nas quatro regiões mais evoluídas no ténis em Portugal”

- De que forma a Nuno Mota Tennis Academy se relaciona com outros clubes da região?
- Temos uma relação saudável com todos os clubes da ATLEI e uma relação privilegiada com a associação regional. Acreditamos que se tivermos muitos clubes competentes a trabalhar próximo uns dos outros conseguiremos elevar o nível do ténis na região.
- Numa região conhecida por outras atividades como é o caso do surf, como consegue o ténis encontrar o seu espaço ao nível da angariação de praticantes?
- O ténis é uma modalidade que está no terreno de forma organizada há várias décadas. Na verdade, o ténis tem continuamente vindo a consolidar e a subir o seu rendimento à conta do trabalho dos clubes, da ATLEI e da FPT.
- Na sua opinião, qual é a importância do Caldas da Rainha Ladies Open para o ténis no Oeste?
- O caldas da Rainha Ladies Open veio trazer glamour ao ténis da Região Oeste de Portugal. O ténis tem uma tradição muito forte nesta região e os números do ténis colocam a região entre as 4 mais evoluídas do país ao nível de praticantes, de federados, de resultados dos seus atletas, da capacidade organizativa dos seus clubes e da sua Associação Regional e a capacidade de organizar um evento como este que já é seguramente o melhor torneio feminino internacional realizado em Portugal e vem trazer um brilho e um destaque muito grande à região.
- O clube terá atletas, treinadores ou árbitros envolvidos no evento?
- Desde logo um dos diretores da prova. Depois temos normalmente alguns dos nossos atletas e treinadores envolvidos na organização em diversas tarefas.
- Que impacto este torneio pode ter na motivação de jovens, especialmente raparigas, para o ténis?
- O impacto no desenvolvimento do ténis feminino foi sempre uma premissa da organização deste evento. No caso da NMTA tivemos este ano duas atletas convocadas para integrar o CDN, Centro Regional de Treino.
- Que objetivos competitivos e formativos o clube tem para os próximos anos?
- Em termos competitivos temos vindo a aumentar o número de equipas a competir nos circuitos regionais juvenis, seniores e veteranos, o que demonstra bem a massificação da modalidade na região. Em termos formativos temos sempre dado muito apoio a jovens treinadores que procuram afirmar-se no ténis. Fruto disso foram os 2 recentes treinadores que se dedicaram à modalidade depois de terem feito os seus percursos enquanto atletas
- Que mensagem deixaria a quem está a pensar começar a jogar ténis?
- O ténis é aquela modalidade que, bem praticada, te habilita a teres um desporto para o resto da vida com baixo risco de lesão, aumento da longevidade, velocidade na tomada de decisão.
- Alguma curiosidade ou história que o Clube tenha vivido que gostassem de partilhar?
A NMTA em colaboração com o BSR organizou em 2017 e 2018 diversos torneios internacionais femininos, entre eles várias jogadoras que na altura estavam a começar as duas carreiras profissionais e que hoje em dia estão classificadas no Top 100 da WTA.
Artigo relacionado:
De Caldas da Rainha para o mundo: Oeste no mapa do ténis internacional