Música, vinho e amizade para celebrar o 8º aniversário do Acordo de Cooperação Internacional com o Benkovac

Benkovac e Alenquer reafirmaram a união pelo oitavo ano consecutivo. Os concelhos croata e português estiveram reunidos no Parque Vaz Monteiro a 27 de junho último para celebrar com cultura, vinho e uma amizade que une os dois territórios distanciados por mais de 2.000 quilómetros.
Em causa esteve a celebração do Acordo de Cooperação Internacional firmado em 2017 entre Alenquer e Benkovac e que promove o estudo vitivinícola de castas em produção em solos com características tão diferentes. Em 2024, Ljubuski, na Bósnia, passou a ser um terceiro parceiro associado com o mesmo propósito: o de produzir os melhores vinhos com a ajuda da academia. Este é um protocolo que contempla vários outros signatários, com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a Faculdade de Agricultura da Universidade de Zagreb e a Adega Cooperativa da Labrugeira a serem também eles oficialmente parceiros desde o primeiro dia, sendo que o Instituto Politécnico de Santarém (IPS), a Associação de Viticultores de Alenquer (AVA) e o Instituto Federal Agro-Mediterrâneo Mostar foram também entretanto integrados.
Pedro Folgado, Presidente do Município de Alenquer, salientou a relevância do acordo para o território. "Esta cooperação foi sempre muito importante para nós. Tem várias dimensões. Uma mais institucional com as embaixadas, uma dimensão do poder local em que nos envolvemos e há também a academia que oferece a sua importante componente e, finalmente, os produtores. A articulação entre os vários saberes e aqueles que produzem foi fundamental. Dou a todos os parabéns porque todos se envolveram pela articulação de todas as partes", enalteceu.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Benkovac, Tomislav Bulic, esta parceria "já deu frutos". "Estamos muito felizes pelo trabalho produzido nestes últimos oito anos. Se estamos longe em distância, este acordo aproxima-nos e podemos dizer que somos amigos. Estava empossado há pouco tempo quando surgiu a oportunidade e tinha receio que não desse certo. As castas que recebemos em Benkovac têm tido um grande sucesso", considerou, numa tarde que contou também com a intervenção pública do vereador da Câmara Municipal de Alenquer, Paulo Franco, e das embaixadoras de Portugal em Zagreb, Maria Manuel Durão, e da Croácia em Lisboa, Anita Trsic.
A cerimónia arrancou com um momento cultural proporcionado pelos músicos Rui Filipe, Ana Barroso, Dejan Ivanovic e Filipe Faria, e pela poetisa bósnia Ana Lasic Faria. Depois, a artista espanhola radicada em Portugal, Lola Escámez, convidou todos a usarem a sua técnica de pintura com vinho produzido em Alenquer e Benkovac num pano de algodão. Por fim, houve ainda um momento de degustação com vinhos brancos e tintos com castas permutadas entre os dois países.
Decorrente da celebração do acordo, o Município de Alenquer, o quinto maior do país em vinha plantada, investiu na criação de uma coleção ampelográfica no Jardim das Águas, a partir da enxertia de cerca de 330 videiras, com vista à recuperação, estudo e análise de castas antigas: 28 castas de vinho branco e 22 de vinho tinto.