Vencedores do Concurso Literário “Júlio César Machado” foram distinguidos
Promover o gosto pela leitura e pela escrita, incentivando à criação literária, foi o principal objetivo do Concurso Literário “Júlio César Machado”, iniciativa da Câmara Municipal do Bombarral. A cerimónia de entrega de prémios desta primeira edição teve lugar a 4 de julho, no Auditório Municipal, integrada nas comemorações do 111.º aniversário do concelho.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, destacou a importância da iniciativa: “Com este concurso, continuamos a valorizar a cultura, a literatura e a memória daqueles que deixaram marca no nosso território, como Júlio César Machado, projetando o Bombarral no presente e para o futuro.”
O 1.º prémio foi atribuído à obra “Eterno Infinito”, de Augusto José de Jesus Duarte Jacinto. O 2.º prémio distinguiu a obra “Bombarral – Entre o Vale e a Rota do Sagrado”, de Luís Filipe Gomes Aguiar Pereira. Já o 3.º prémio foi entregue a Ineida Cristina dos Santos Lima, pela obra “Mons Barralis – De Barral Barrento a Monte de Barro Barroso”.
A concurso foram submetidos 17 trabalhos, entre contos e poemas, dos quais 16 foram validados pelo júri, composto por Adriana Nogueira, Professora Universitária, Emanuel Vilaça, Diretor do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, e Carla Ribeiro, Técnica Superior no Município do Bombarral. Todas as obras tinham como tema central o Bombarral e foram escritas por autores de todo o país – e até do Brasil – com idades entre os 18 e os 87 anos.
As obras premiadas serão publicadas pela autarquia, contribuindo para a valorização dos autores e para a preservação da cultura, da memória e da identidade local.