Pedalar pela Associação Acreditar rendeu mais de 24 mil euros em donativos

Um novo projeto solidário levou Hélder Batista, alenquerense e funcionário da Câmara Municipal de Alenquer, a percorrer Portugal de lés a lés com a bicicleta, batizada com o simbólico nome de Esperança. O objetivo foi o mesmo de 2018: reunir o maior montante possível de contributos a reverterem para a Associação Acreditar, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de pais e amigos de crianças com cancro.
Entre 31 de maio e 19 de junho, o desafio voltou a ser de grande monta e contou com o apoio do Município, entre outros patrocinadores. O itinerário pressupôs a passagem por 98 concelhos e 383 freguesias distintas e percorrer cerca de 2.200 quilómetros a pedalar. O esforço, as dores, as dificuldades mecânicas e outros constrangimentos acabaram por ser ultrapassados e a jornada findou com êxito na Casa da Acreditar, na Rua Professor Lima Basto, em Lisboa, ampliada em 2024. O trajeto havia começado 20 dias antes na aldeia deste solidário alenquerense, em Montegil.
Os donativos reunidos durante a Volta a Portugal continental a solo sob o lema "Quando o cancro se mete no caminho, ninguém vai sozinho" e num jantar solidário perfizeram um total de 24.101€. O montante será, de acordo com a Acreditar, aplicado em bolsas de estudo para alunos universitários que podem assim dedicar-se à concretização dos seus projetos de vida.
Em maio de 2018, Hélder Batista partia para a primeira grande aventura em prol de uma causa maior. Montado numa bicicleta, partiu "Rumo à Rússia", onde então se disputava o Campeonato do Mundo de futebol, honrando a seleção nacional e angariando ao mesmo tempo donativos para a Acreditar. A partida deu-se em Alenquer e, 4.800 quilómetros e 40 dias depois, chegou com o sentimento de missão cumprido ao destino final pretendido: Kratovo.