goTositemap
Desporto

Cadaval recebeu o maior evento de Ciclismo do Oeste

14 de julho, 2025
Cadaval
image

Velocidade, suor e glória: o Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho regressou ao Cadaval para dois dias de ciclismo de alta competição, demonstrando a tradição e a paixão local pelo desporto e reforçando o lugar do concelho enquanto palco das grandes provas de ciclismo.

Na edição deste ano, o pelotão saiu para a estrada com 123 ciclistas, em representação de 18 equipas, seis das quais estrangeiras: as espanholas Caja Rural — única ProTeam presente —, Illes Balears Arabay e Technosylva, a canadiana Speed United, a suíça Elite Fondations Cycling Team e a May Stars Team, do Ruanda. O Cadaval voltou a estar no mapa das grandes decisões, com a passagem de duas etapas pelas estradas do concelho, nos dias 12 e 13 de julho.

No sábado, os 161,3 km da 2.ª etapa, levaram os atletas pelas localidades cadavalenses de Painho, Palhoça, Peral, Cadaval, Vilar e Avenal, numa viagem que foi ganhando intensidade e altitude, até à chegada imponente ao Alto da Serra de Montejunto. Foi lá, sob um cenário de cortar a respiração, que o colombiano Jesús David Peña Jiménez (AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense) venceu com um sprint final decidido, depois de ultrapassar os seus rivais nos últimos metros da subida. Uma chegada simbólica e exigente, que este ano integra também o percurso da Volta a Portugal.

No domingo, a festa continuou. A 3.ª etapa voltou a cruzar o concelho, com passagens por Vilar, Martim Joanes, Chão de Sapo e Pragança, oferecendo mais momentos de emoção ao público que saiu à rua para apoiar os atletas — e para viver de perto a energia única de uma prova que liga gerações em torno da mística do ciclismo.

O Presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Ricardo Pinteus, e o Vice-Presidente, Dinis Duarte, acompanharam de perto a passagem da competição pelo concelho e participaram na entrega de prémios das 2.ª e 3.ª etapas.

O Troféu Joaquim Agostinho, que homenageia o mítico ciclista português, é a corrida portuguesa há mais anos inscrita no calendário internacional de ciclismo, reforçando a importância desta competição para a modalidade e para a promoção do território.

Um fim de semana que reforçou o orgulho do Cadaval em fazer parte desta história, celebrando o ciclismo, a garra dos atletas e o pulsar de uma terra que sabe receber e viver o desporto ao mais alto nível.

 

Última Atualização 14 julho, 2025

Partilhar

Partilhar