Até 16 de setembro, os museus de Alcobaça estão em destaque numa instalação expositiva patente no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, levando a riqueza cultural e patrimonial do concelho a milhares de passageiros nacionais e internacionais,
Integrada no projeto Unboxing Portuguese Contemporary Culture, esta iniciativa resulta de uma colaboração entre a ANA Aeroportos, o Arte Institute/RHI e o Município de Alcobaça, com o apoio do Grupo MDS e do Grupo Pestana. A mostra contempla peças emblemáticas dos três museus municipais – Museu do Vinho de Alcobaça, Museu Raul da Bernarda e o recentemente inaugurado Museu das Máquinas Falantes – bem como do Armazém das Artes – Fundação Cultural.
Esta presença no maior aeroporto do país representa uma ação estratégica de promoção cultural e turística do território alcobacense, reforçando a missão dos museus locais na preservação e divulgação do património, na educação e na dinamização cultural. A diversidade do espólio selecionado oferece uma perspetiva rica e multifacetada sobre a identidade artística e histórica do concelho.
"Esta iniciativa reforça o compromisso do Município de Alcobaça com a democratização do acesso à cultura e com a promoção do património local, aproximando-o de um público mais vasto através de parcerias com diversos agentes. Ao longo dos últimos anos, temos vindo a trabalhar com o Arte Institute no cumprimento destes objetivos, sempre com ótimos resultados", sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
Última Atualização 20 junho, 2025