Exposição de Artes Plásticas: "À Tona: Monstros e Vinhedos"

No âmbito das celebrações do oitavo aniversário do Acordo de Cooperação Internacional Alenquer/Benkovac, o Município de Alenquer apresenta a exposição de artes plásticas "À Tona: Monstros e Vinhedos", da autoria da artista plástica espanhola Lola Escámez. Partindo de uma técnica mista de tinta da China, com lixívia ou açafrão, e, como pigmento principal, um fruto deste acordo de cooperação: os próprios vinhos resultantes do blend de duas castas autóctones de Alenquer e Benkovac (respetivamente Vital e Posip), Escaméz evoca e interpreta cenas da viagem de Ulisses na obra «A Odisseia», de Homero, resultando nesta coletânea de pinturas que inclui ainda uma surpreendente instalação composta por quatro esculturas em ferro, madeira de carvalho e pano de algodão.
A exposição vai estar patente no Posto de Turismo de Alenquer, de 27 de junho a 18 de julho.
A inauguração acontecerá pelas 18h00 do dia 27 de junho, seguida de um momento cultural que contará com a presença dos músicos Rui Filipe, Ana Barroso, Dejan Ivanovic e Filipe Faria, da poetisa bósnia Ana Lasic Faria e da artista plástica espanhola Lola Escámez.
A entrada é livre.
EXPOSIÇÃO "À TONA: MONSTROS E VINHEDOS"
| Exposição e trabalhos de Lola Escámez
| Posto de Turismo de Alenquer, nos horários de funcionamento | Parque Vaz Monteiro
| De 27 de junho a 18 de julho de 2025
| Entrada livre
Lola Escámez (1973, Espanha)
Licenciada em História de Arte pela Faculdad de Letras da Universidad de Murcia e diplomada em Escultura e Restauro pela Escuela de Artes y Oficios de Murcia.
Artista com experiência em investigação artística, restauro, escultura e pintura, trabalhou em projetos de restauro emblemáticos em diferentes locais históricos, como no Teatro Romano de Cartagena e no Real Casino de Murcia (Múrcia, Espanha), ou na Igreja Paroquial de Cernache (Coimbra, Portugal), bem como nas Bodegas del Rosario
(Bullas, Espanha). Tem explorado continuamente o uso da madeira e da tela na sua relação com os mais diversos pigmentos naturais.
Expõe com regularidade em Madrid, Lisboa e Múrcia. Atualmente, vive e trabalha em Portugal.
"Ao aproveitar-se das propriedades dos pigmentos naturais destes vinhos, Lola Escámez cria um conjunto de obras que bebem tanto da mitologia, como da história natural, da arte, como da natureza." - Josué Jardim
Catálogo da exposição