goTositemap
Geral

Ecos pela Quorum Dance Company

13 de setembro, 2025
Alcobaça
image

ECOS Nova criação de Daniel Cardoso para 2025


ECOS, a nova criação de Daniel Cardoso, pretende explorar esta noção do corpo orgânico, fluido, instintivo, verdadeiro e primitivo. E se todas as construções sociais e comportamentais fossem tomadas exatamente como tal? Meras construções, passíveis de ser desconstruídas e reconstruídas sob novos modelos? E, indo mais além, se essa reconstrução rejeitasse qualquer tipo de modelo e tudo o que restasse fossem ecos de uma forma anterior de mover, respirar, ser?
O corpo humano é frequentemente moldado e restringido por normas culturais que determinam aquilo que, socialmente, é considerado natural ou não. A vontade do indivíduo pertencer a um grupo leva-o rapidamente a ceder à pressão que o envolve, fá-lo seguir acriticamente as normas culturais e, por conseguinte, limita a sua capacidade de expressão. O ser humano deseja encontrar o seu semelhante, e descarta o que considera ser anormal.
ECOS visa espelhar a pressão social sob a qual todos vivemos e estimular uma reflexão sobre os mais básicos instintos humanos – desafiando assim o próprio cariz (in)temporal da expressão “dança contemporânea” e equiparando-a à mais fundamental ideia de liberdade.
Desse modo, ao reconectarmo-nos com a noção de que tudo o que o corpo faz é inerentemente natural, talvez possamos libertar as nossas expressões corporais dos constrangimentos culturais e celebrar a verdadeira organicidade do ser humano.

 

:::::

 

8€ | 60 min | M/6 | dança

 

Última Atualização 08 julho, 2025

Partilhar

Partilhar