16.ª "Feira Infantil - Floresta Mágica" recebeu cerca de três mil visitantes
A Mata Municipal do Bombarral foi palco de mais uma edição da Feira Infantil – Floresta Mágica, evento que fez as delícias de miúdos e graúdos, e pelo qual passaram cerca de três mil visitantes.
“As Aves da Mata” foi o tema central da 16.ª edição, onde os mais pequenos ficaram a saber mais sobre as várias espécies que habitam no pulmão verde do concelho. As características das aves, do que se alimentam, entre outras curiosidades foram explicadas pelo ornitólogo Hélder Cardoso às centenas de crianças das escolas do concelho que passaram pelo evento.
Foi às escolas do concelho que foi dedicado o primeiro dia do evento, dia 30 de maio, onde tiveram a oportunidade de brincar e participar em diversos ateliers e atividades lúdico pedagógicas. O mesmo aconteceu no último dia do certame, 2 de junho.
Ao longo de quatro dias, para além de inúmeros ateliers, as crianças puderam assistir a espetáculos de teatro e a atuações musicais.
O destaque vai para o concerto com a Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, com a interpretação da história “O Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev, uma peça para narrador e orquestra que combina música e narração de forma única, despertando a imaginação de miúdos e graúdos.
Nesta história musical, cada personagem ganha vida através de um instrumento e tema próprios: o pássaro é representado pela flauta, o pato pelo oboé, o avô pelo fagote, o gato pelo clarinete, o lobo por três trompas, os caçadores pelos sopros - com os disparos evocando sons de tímpanos e bombo - e o Pedro pelas cordas.
O espaço Mala d’estórias e Rede de Bibliotecas do Município do Bombarral voltou a primar pelo incentivo à leitura. Este ano, foram apresentadas cinco obras infantis, das autoras Vanda Furtado Marques, Sofia Quaresma, Susana Pestana, Alice Caetano e Marta Gesteiro.
Também Suzana D’Eça, autora do conto "Matilde na Mata do Bombarral" - vencedor do concurso promovido pela Mala d'estórias - passou pelo espaço. A obra, editada pela Câmara Municipal, foi oferecida a todas as crianças que visitaram o Espaço Mala d’estórias e a Rede de Bibliotecas do Bombarral a 1 de junho, Dia Mundial da Criança.
Para a dinamização das atividades, o Município voltou a contar com a colaboração fundamental das Juntas de Freguesia, GNR, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Bombeiros Voluntários, Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, Quinta da Freiria, Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, Conservatório de Caldas da Rainha, NILAVD, Universitários 50+, Águas do Tejo Atlântico, Espaço Cósmico, Clínica da Mata, Celestino Fotógrafo, PhotoDiniz e José Henrique Serra, que cedeu, uma vez mais, os animais da Quinta que fizeram as delícias dos visitantes.
O que não faltou no evento foi, também, o delicioso pão com chouriço – oferecido às crianças – e confecionado pela habitual equipa de voluntários, uma peça chave para a concretização deste evento. O Município agradece ainda a todos os jovens assistentes que ajudaram a concretizar este evento.
Na 16.ª Feira Infantil – Floresta Mágica participaram ainda várias associações do Concelho, como o Agrupamento de Escuteiros, o Amigo Fiel, o Círculo de Cultura Musical Bombarralense, o CCDRS de A-dos-Ruivos, o Grupo Columbófilo Bombarralense e o Rotary Club do Bombarral.