Alunos desafiados por um dia a pensar em ideias para melhorar desempenho energético

O Fórum Romeira, em Alenquer, acolheu a 13 de maio (terça-feira) o Bootcamp Escola da Energia, promovido pela Fundação EDP para colocar os jovens a pensar em temas que vão definir o presente e o futuro como a sustentabilidade, a literacia energética e as alterações climáticas.
Durante um dia, mais de 90 alunos da Escola Secundária Damião de Goes e da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo tiveram a possibilidade de serem submetidos a desafios que os levassem a compreender melhor a transição energética e climática em curso. Concursos, workshops, painéis de discussão e desafios foram a tónica para melhorar a literacia energética.
O vereador Paulo Franco dirigiu-se aos alunos para ressalvar a importância de ter um pensamento sustentável e de preservação do planeta Terra. " Gostámos muito desta ideia e agradeço à Fundação EDP a possibilidade de todos estarmos aqui hoje. Trabalhámos com as duas escolas e hoje estamos aqui. O tema, a energia, é super importante no Município e é definida como uma das principais prioridades. Por isso, temos dois planos estratégicos relacionados com esta dimensão: o Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) e o Plano de Ação para a Energia Sustentável e o Clima do Município de Alenquer (PAESC). Neles estão definidos um conjunto de ações que defendemos. Hoje, queremos que definam também vocês um plano de ações para que no próximo ano letivo seja possível dar-lhe seguimento", vincou o responsável autárquico pela coordenação, planeamento e estratégia de políticas ambientais.
Vanda Martins, administradora da Fundação EDP responsável pela área de Inovação Social, elencou as vantagens do programa e agradeceu todo o trabalho que permitiu que o dia fosse realidade. "Trabalhar em colaboração é fundamental para a vossa vida pessoal e profissional. Quando trabalhamos em equipa chegamos sempre mais longe. Mais do que nunca, depois do que vimos há duas semanas com o apagão energético, temos de trabalhar para perceber como se faz esta transição energética e para que ela seja justa e para que ninguém fique para trás. É complexo e por isso é que dedicamos um dia, aqui em Alenquer, aos desafios dessa transição, percebendo o seu impacto na sociedade. Estamos há dois anos a trabalhar com incubadoras de Norte a Sul do país para que esta transição seja mais fácil de entender. Estamos a capacitar as organizações não governamentais para o tema", deu conta.
O objetivo final de garantir uma poupança energética e a poupança dos recursos naturais motivou 11 equipas diferentes a discutir ideias. Além da sã discussão e troca de argumentos, estava também em jogo como prémio uma bicicleta elétrica para cada membro da formação vencedora. A Equipa Eólica levou a melhor no conjunto dos vários desafios propostos - puzzle empreendedor, dinâmica de grupo, brainstorming e criação de campanha de sensibilização. O grupo composto por quatro elementos da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo (João Ouro, Leandro Matias, Margarida Vitor e Marco Zhan) e quatro alunos da Escola Secundária Damião de Goes (Martim Duarte, Júlia Sottomayor, Maria Eduarda da Silva e Rafael Lopes) levou a melhor com o projeto 'Nós somos a energia'. Esta ideia vencedora pretende ser desenvolvida com o envolvimento de jovens voluntários e visa dinamizar várias Festas da Energia nas freguesias do concelho de Alenquer, promovendo a eficiência energética, a produção sustentável de energia e a consciência ambiental.