Alenquer mostrou o território na edição inaugural do Expo Atlantic Terroir

Alenquer esteve representado com uma seleção de produtos vínicos e gastronómicos que refletem a riqueza e autenticidade deste território único durante a edição inaugural da Expo Atlantic Terroir, que teve lugar na ilha Terceira, nos Açores, entre 4 e 6 de abril.
Além dos produtos endógenos, realizaram-se provas de vinhos da região, em particular brancos e tintos da Casa Santos Lima e da Quinta de Chocapalha, bem como espumante da Adega Cooperativa da Labrugeira, que surpreenderam e agradaram os presentes pela sua qualidade. A presença da tradicional uvada e de broas de mel do Carregado reforçaram a identidade cultural e gastronómica do nosso concelho, com enfoque no terroir alenquerense. A Expo Atlantic Terroir mostrou exposições, música, conferências e formações locais.
As Festas do Império do Divino Espírito Santo, com origem em Alenquer e que decorrem até 8 de junho, são uma tradição que teve a sua génese entre os séculos XIII e XIV naquela que passou a ser conhecida por vila-presépio. A manifestação encontra-se profundamente enraizada tanto no continente como no arquipélago dos Açores, sendo um elo entre as populações alenquerense e açoriana.
“Marcámos presença nos Açores na sequência da nossa geminação com Angra do Heroísmo e ela só faz sentido quando é trabalhada. Recebemos a comitiva angrense na Alma do Vinho e o convite foi devolvido parra estarmos na 1ª edição do Expo Terroir. Quisemos promover o nosso território da melhor forma, mostrando os vinhos produzidos em Alenquer menos conhecidos do tipo de consumo do público açoriano", vincou Cláudia Luís, vereadora com o pelouro da gestão turística do território, presente em território açoriano para dar conta do melhor de Alenquer.
A presença em Angra do Heroísmo foi mais um passo importante na promoção do território de Alenquer no arquipélago, reforçando os laços de cooperação interregional e projetando a qualidade dos produtos em contexto nacional no evento organizado pela Comissão Vitivinícola da Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo.