Inteligência artificial, prevenção dos maus tratos e rastreios foram foco de um mês a pensar na saúde
Abril foi celebrado em Alenquer, como em outros anos, com várias iniciativas que aludiram e ajudaram a consciencializar a população sobre a sua saúde e bem-estar. Se ainda em março, o Med on Tour voltou a garantir cuidados médicos gratuitos em todas as 11 freguesias do concelho, contabilizando-se um total de 458 rastreios e apresentações de assuntos como o bullying, as perturbações alimentares ou a saúde sexual junto dos alunos dos vários agrupamentos escolares, o mês de abril arrancou com o assinalar do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
Desde 1 de abril, figurou na entrada da sede de concelho um laço azul gigante - cedido pela empresa local Alenmot - cuja finalidade foi a sensibilização para um problema que continua a prevalecer em 2025, mais de 35 anos volvidos desde o início desta campanha de alcance mundial. A autarquia disponibilizou informação aos munícipes sobre este flagelo e reforçou o compromisso de deteção dos maus tratos em idade juvenil, estando acessíveis os contactos telefónicos 300 509 717 ou 300 509 738 para reportar uma situação abusiva ou potencialmente abusiva à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).
Noutro âmbito, ainda de prevenção, a Feira da Saúde voltou a ter lugar em Alenquer a 5 e 6 de abril, mais propriamente no Fórum Romeira, iniciativa que também assinalou um mês dedicado à saúde. Ao dispor da população de forma gratuita, estiveram 10 rastreios diferentes de Diabetes Tipo 2, glaucoma, cataratas, acuidade visual, tensão arterial, glicémia, avaliação dermatológica, colesterol entre outros questionários que puderam ajudar a medir a saúde, dos mais idosos, de grupos de risco ou outras representações da sociedade, com o auxílio de várias associações e entidades parceiras locais que ajudaram a que tudo fosse possível durante dois dias na 4ª edição do evento. O Hospital da Bonecada, dedicado aos mais jovens, voltou a ser um sucesso e mostrou, de forma didática, como é possível, desde tenra idade, tratar do corpo e mente de forma sã.
Já a 23 de abril, novamente no Fórum Romeira, teve lugar um seminário sobre o papel da inteligência artificial na saúde. Clínicos, gestores e utentes reuniram-se no mesmo espaço para discutir o presente e o futuro de um conjunto de tecnologias que chegou para ficar e que pode ser colocado à mercê das populações de forma positiva. O conjunto de intervenções teve o seu arranque com as interlocuções de Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, e de Carlos Andrade Costa, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo.
Paulo Franco, vereador com o pelouro da saúde na Câmara Municipal de Alenquer, exaltou o trabalho feito em prol das pessoas do concelho. "Em Alenquer aproveitámos o mês da saúde para levar à luz os problemas que existem sobre o tema. Já aqui, noutros anos, falámos da medicina geral e familiar, da tão importante saúde mental e agora da inteligência artificial na área da saúde. Foram momentos importantes porque levantaram-se questões sobre um caminho relevante a ser feito. Temos de trabalhar em rede e em articulação. Os métodos exercidos desta forma serão sempre mais eficientes para atingir os resultados", disse.