Pessoal não docente de estabelecimentos públicos de ensino dotado com novas formações
O Município de Alenquer encontra-se a levar a cabo, durante o ano de 2025, ações de formação que visam dotar o pessoal não docente a laborar nos estabelecimentos de ensino público do concelho com novos predicados e valências que possam melhorar a aprendizagem, perspetivando o progresso individual e coletivo entre toda a comunidade escolar. Ao todo, serão 10 os diferentes momentos de capacitação de trabalhadores que contactam diariamente com as crianças e jovens do concelho de Alenquer.
Desde o início do ano, as horas de formação chegaram a 101 homens e mulheres, assistentes operacionais, que desempenham funções nas várias freguesias deste território em contexto escolar. Os períodos formativos de 4 a 7 horas decorreram nos Paços do Concelho, no Centro Escolar de Alenquer e na Escola Básica Pêro de Alenquer, tendo sido formadores o Serviço Municipal da Proteção Civil, o professor de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Damião de Goes, Nuno Nogueira, e a nutricionista Ana Paula Marques. Os cinco períodos de formação atingiram temas tão diversos quanto 'Primeiros socorros' (2), 'Segurança alimentar e boas práticas em refeitórios escolares', 'Escola Inclusiva: O Papel do/a Assistente Operacional' e 'Comunicação Aumentativa e Alternativa: uma ferramenta de inclusão'.
A partir de julho e até ao término do ano civil, há mais competências a adquirir pelo pessoal não docente com a frequência destes programas de formação que serão administrados pelo Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima, pela Associação 1,2,3 Macaquinho do Xinês, pela psicóloga Eliana Berenguel e pela nutricionista Ana Paula Marques. As ações de um dia destinam-se a assistentes técnicos e operacionais dos quatro agrupamentos escolares do Município e têm temas definidos: 'Gestão de stress', 'A importância do brincar', 'Violência doméstica' e 'Segurança alimentar e boas práticas em refeitórios escolares - Módulo II'.