Município da Lourinhã promove a língua portuguesa com atividades até 2026

O município da Lourinhã, através do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Lourinhã, traz, entre 2025 e 2026, um conjunto de atividades que celebram a língua portuguesa como um espaço de diálogo e identidade.
Durante este período celebram-se duas efemérides de grande importância para a história cultural, social e politica dos países lusófonos: são comemorados os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, autor da epopeia "Os Lusíadas", obra que imortaliza o primeiro grande ato de globalização e mundialização, conectando culturas e transformando o mundo e, ao mesmo tempo, festeja-se o 50.º aniversário da Independência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e os 30 anos da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização internacional que engloba Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, mais recentemente, a Guiné-Equatorial.
Estas efemérides representam uma oportunidade única para refletir sobre a importância da língua portuguesa como um elemento de união, identidade e coesão entre pessoas de diferentes territórios. Como uma língua que atravessou oceanos e continentes, que derrubou fronteiras e criou novos espaços de diálogo, é uma verdadeira casa comum de cidadãos, culturas e geografias distantes, sendo uma das mais faladas do mundo e um património humano, histórico e artístico plural.
No contexto destas celebrações, o município da Lourinhã promove o projeto cultural e pedagógico - A MINHA CASA É A LÍNGUA PORTUGUESA, que tem como objetivo celebrar, reconhecer e valorizar a língua portuguesa enquanto herança cultural partilhada, uma língua que deve ser impulsionadora de desenvolvimento e que pode ser uma ponte entre as diversas culturas da lusofonia.
A língua portuguesa, que une mais de 280 milhões de pessoas em todo o mundo, é a mais falada no hemisfério sul e a quinta mais falada a nível global. Para além de ser a língua oficial de nove países membros da CPLP, ela representa um elo de ligação entre diferentes comunidades, desde os lusos até aos africanos, brasileiros, timorenses, macaenses, e tantas outras comunidades espalhadas pelo mundo, como na Índia, Malásia, Sri Lanka, Luxemburgo, Canadá ou Austrália.
Este projeto pretende, assim, promover uma série de atividades que visam dinamizar a partilha cultural e o conhecimento da língua portuguesa como ferramenta de inclusão e desenvolvimento. Ao longo dos dois anos de celebrações, serão realizadas várias iniciativas, incluindo workshops, exposições, conversas e intervenções pedagógicas, destinadas a reforçar a importância da língua na construção de uma identidade comum e na promoção de um futuro de cooperação entre os países da lusofonia.
Este é o momento de celebrar a nossa língua e as suas imensas possibilidades, de reconhecer o papel da língua portuguesa na construção de uma comunidade global mais coesa e inclusiva.
O CLAIM é um espaço da Câmara Municipal da Lourinhã que visa promover a inclusão de migrantes e o reconhecimento da diversidade cultural. Através de projetos como este, o município reforça o seu compromisso com a promoção da interculturalidade e da cidadania plena.
Mais informações serão disponibilizadas em breve.
Contactos:
Mafalda Miguel Teixeira
mafalda.teixeira@cm-lourinha.pt