goTositemap
Institucional

Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco

24 de abril, 2025
Alenquer
Crédito: Vatican Media
Crédito: Vatican Media

O Município de Alenquer manifesta o profundo pesar com um voto pelo falecimento na última segunda-feira do Papa Francisco, aos 88 anos, juntando-se à restante comunidade mundial na celebração de um símbolo universal de humildade, justiça social e diálogo inter-religioso, valores pelos quais Sua Santidade sempre primou.

Durante os 12 anos de pontificado, o Santo Padre marcou a atuação com gestos de proximidade e compaixão, pela incansável defesa dos mais vulneráveis e pela coragem com que enfrentou os desafios da contemporaneidade, convocando fiéis e não fiéis a construírem juntos um mundo mais fraterno, justo e sustentável. 

"Sempre atento aos desafios contemporâneos, defendeu uma Igreja de todos, para todos, sensibilizando a humanidade para a defesa das minorias, para o papel da mulher na Igreja, para os novos desafios tecnológicos e ambientais, entre outras questões de justiça social. A ausência física de Sua Santidade será sentida por todos, mas a sua presença espiritual acompanhará os caminhos de quem acredita num mundo mais justo, fraterno e humano, recordando que na noite da vida, seremos julgados em função do amor", sustentou o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Folgado.

Neste momento de luto global, o presente voto de pesar lavrado em ata da sessão pública de Câmara de 21 de abril de 2025 foi enviado ao Embaixador de Portugal junto da Santa Sé, Domingos Teixeira de Abreu Fezas Vital. O Município presta homenagem à memória de um homem que se pautou pela ação cuja vida permanecerá como farol de esperança e inspiração para gerações futuras. Que a sua alma descanse em paz e que o seu legado continue a iluminar os caminhos da humanidade.

 

Última Atualização 24 abril, 2025

Partilhar

Partilhar