Soldados portugueses mortos em La Lys recordados nos Paços do Concelho

Portugal participou ativamente na 1ª Guerra Mundial que findou em 1918 e nela perderam a vida centenas de combatentes nacionais num conflito que moldou o figurino do continente europeu e do Mundo no século XX. Do concelho de Alenquer, 28 heróis da pátria morreram a gloriosamente lutar além-fronteiras, em França, Angola e Moçambique. A 11 de abril último, voltaram a ser homenageados nos Paços do Concelho numa cerimónia que ocorreu junto ao monumento erigido em seu nome em 1955.
Com a presença do Núcleo de Combatentes de Vila Franca de Xira e do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea foi assinalado o 107º aniversário da Batalha de La Lys e o Dia do Combatente.
Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, destacou o "heroísmo dos nossos combatentes", mas aproveitou também para "lamentar os sucessivos erros da Humanidade" face aos vários conflitos armados que se sucedem. "Nas trincheiras existe sempre a fação agressora e a que se defende. Em ambas, há sempre vítimas e em, pelo menos um dos lados, há sempre interesses. Interesses esses que comparados com o valor da vida humana serão sempre apreciados no plano dos desprezível, mesmo quando mascarados sobre o manto do patriotismo. A honra não se constrói sobre cadáveres. Ela conquista-se na celebração da vida e da dignidade humana", referiu durante a cerimónia.
A cerimónia contou ainda com a entoação do hino nacional e a deposição de coroas de flores junto à homenagem póstuma realizada aos antigos combatentes e inaugurada em 1955 nos Paços do Concelho.