Lourinhã acolheu Jovens Repórteres para o Ambiente
O município da Lourinhã recebeu, entre os dias 7 e 12 de abril, 20 Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) que tiveram a oportunidade de, na Lourinhã, alargarem os seus conhecimentos em jornalismo de investigação, com foco nas aéreas do ambiente e da sustentabilidade, através de programa recheado de missões, conhecimentos e saberes do território, tendo como objetivo desenvolver um conjunto de reportagens.
Os jovens participantes, com idades compreendidas entre os 15 e os 21 ano, são provenientes de várias zonas de Portugal, Grécia, São Tomé e Príncipe, Letónia e Eslováquia, alguns dos 35 países da rede JRA.
Os jovens ficaram alojadas na Pousada da Juventude da Praia da Areia Branca e, durante os seis dias que estiveram na Lourinhã, tiveram oportunidade de vivenciar múltiplas experiências, concretamente, visita ao Planalto das Cesaredas e Vale Cornaga, com o acompanhamento do Geoparque Oeste, conhecimento do Projeto Guarda Rios, com a Lourambi, visita à Adega Cooperativa da Lourinhã, Espaço Museológico Olhar o Mar e entrevista com pescadores de Ribamar, na Praia de Porto Dinheiro, visita às arribas de Paimogo, Museu da Lourinhã e Dinoparque, aula de surf e caminhada pelo passadiço do Cordão Dunar das praias da Areia Branca e Areal Sul.
Todos os dias, os jovens tiveram um momento para preparação das reportagens, em grupos, que foram apresentadas na sessão de encerramento desta missão internacional, que decorreu a 12 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do vereador João Serra. As reportagens realizadas ficarão disponíveis em https://jra.abaae.pt/.
O Programa Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental – Foundation for Environmental Education (FEE) – implementado em Portugal pela ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, uma Organização Não Governamental do Ambiente (ONGA) dedicada à Educação para o Desenvolvimento Sustentável.