goTositemap
Ambiente e Sustentabilidade

Alenquer distinguiu boas práticas com a água e viu nascer dois protocolos

11 de abril, 2025
Alenquer
Nuno Brôco (Presidente da Águas do Tejo Atlântico) e Pedro Folgado (Presidente do Município de Alenquer) rubricaram protocolo.
Nuno Brôco (Presidente da Águas do Tejo Atlântico) e Pedro Folgado (Presidente do Município de Alenquer) rubricaram protocolo.

O Fórum Romeira recebeu a 14 de março, como celebração do Dia Internacional pelos Rios, um momento relevante para o setor da água em Portugal, com o compromisso da salvaguarda do meio ambiente e do bem-estar das populações. 

O evento contou com a assinatura de dois protocolos. O primeiro entre o Município de Alenquer, a Águas do Tejo Atlântico, S.A e a Sociedade de Perfumarias Nally assinala o entendimento para que se alcancem as condições necessárias ao encaminhamento das águas residuais pré-tratadas produzidas na unidade industrial da Nally, localizada no concelho, sendo este feito preferencialmente para a Fábrica da Água de Vila Franca de Xira ou para outra instalação das Águas do Tejo Atlântico.

Num segundo momento, o Município de Alenquer e a Águas do Tejo Atlântico formalizaram o acordo para o compromisso que estabelece as bases para a colaboração entre as partes para a realização de estudos técnico e económico-financeiros pela Águas do Tejo Atlântico, tendentes ao fornecimento ao Município de Alenquer de água para reutilização. 

O Presidente do Município de Alenquer, Pedro Folgado, destacou a vontade do concelho de regularizar os seus rios, ribeiros e cursos de água e também a aposta no programa AgIR - Plano de Ação para a Gestão das Águas Industriais Residuais. “O território tinha um problema e a solução foi procurada. Esta parceria tripartida entre municípios, a Águas do Tejo Atlântico e as empresas ajudam todos e preservam o meio ambiente. A qualidade de vida sai claramente melhorada", considerou.

Por seu turno, José Pimenta Machado, Presidente da Agência Portuguesa para o Ambiente, deu os parabéns a várias entidades presentes pelo trabalho desenvolvido. “Quero felicitar o trabalho tão importante da Águas do Tejo Atlântico. Quero dar os parabéns aos municípios e empresas por colaborarem com o projeto AgIR, que é muito relevante. Em Alenquer, sei que existe a ambição de fazer mais projetos relacionados com a água e, por isso, havemos de voltar a conversar", afirmou.

Depois, o auditório presenciou a entrega das distinções “Selo de Qualidade Indústria em Evolução”, entregues entre 2023 e 2023 no decurso do projeto AgIR, a indústrias que minimizam e eliminam as afluências industriais indevidas às redes de drenagem municipal e aos sistemas de tratamento que comprometem a integridade destas infraestruturas e ameaçam o cumprimento das licenças de descarga e o equilíbrio ambiental dos meios recetores. A defesa deste património natural no território teve como ponto de partida a formalização da carta de intenções com o Estado Central em 2022, num acordo promovido pela Águas do Tejo Atlântico, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente com o apoio do Fundo Ambiental. 

As empresas distinguidas foram um total de 16 referentes às performances de 2024:

  • Por Alenquer: Braz & Irmão, Caetano Coatings, Cas’Amaro, Jerónimo Valente e a “EMBA”;
  • Pelo Cadaval: Adega “Quinta do Gradil” e Grazicar;
  • Por Óbidos: HCC
  • Pelo Sobral de Monte Agraço: Neutroplas
  • Por Vila Franca de Xira: Dancake;
  • Por Torres Vedras: Campotec e Azeol
  • Por Mafra: Núcleo Empresarial de Mafra e Lisquimica;
  • Por Arruda dos Vinhos: Aerohelice;
  • Por Bombarral: O Melro.

De acordo com dados da Águas do Tejo Atlântico, responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento de águas residuais da Grande Lisboa e Oeste que abrangem uma população de 2,4 milhões de habitantes, há já de 1.447 indústrias envolvidas neste processo, sendo 167 das quais já foram avaliadas tecnicamente. 

Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer, manifestou o contentamento pela presença de diversos atores que lutaram para propiciar o bem-estar da natureza e populações nos últimos anos no concelho. "O Município de Alenquer escolheu o Dia Internacional pelos Rios para reiterar a defesa do nosso património natural. Hoje temos 31 indústrias e 10 adegas vitivinícolas envolvidas no programa AgIR. Sentimos que foi uma aposta ganha no sentido de alcançar a sustentabilidade ambiental do concelho de Alenquer a médio e longo prazo”, disse o responsável autárquico pela área do ambiente, recordando o protocolo assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente em janeiro para a requalificação da Ribeira da Espiçandeira e uma “intenção que se promete estender a outros rios do concelho como o Ota, o Alenquer e a Ribeira da Sarra".

 

Última Atualização 11 abril, 2025

Partilhar

Partilhar