Município da Lourinhã associa-se a Campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Durante o mês de abril, o município da Lourinhã associa-se à Campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, em linha com a Comissão de Proteção das Crianças e Jovens (CPCJ) da Lourinhã e a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
Para o efeito, por mais um ano, colocou um laço azul, símbolo deste mês, no pórtico da entrada do edifício da Câmara Municipal da Lourinhã, de forma a alertar para esta problemática todos aqueles que se deslocam ao mesmo.
Os canais digitais da autarquia estão também a promover outras ações desenvolvidas pela CPCJ Lourinhã, como uma caminhada que se fará a 5 de abril, num percurso de 9 km, desde a Lourinhã à Praia da Areia Branca, regressando à vila, em que se pede aos participantes que trajem uma peça de roupa azul.
Para além disso, já está disponível no site autárquico o “Calendário dos Afetos”, que propõe atividades para pais e filhos, com o objetivo de prevenir os maus-tratos na infância.
Nota ainda para a ação de nível nacional que decorrerá em Lisboa, no Parque Eduardo VII, organizada pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, que prevê a criação de um enorme laço azul humano.
Por fim, autarquia pede a todos os cidadãos que possam conhecer alguma criança em situação de perigo, como:
- Estar abandonada ou entregue a si própria;
- Sofrer maus-tratos físicos ou psíquicos, ou ser vítima de abusos sexuais;
- Não receber os cuidados ou afeição adequados à sua idade;
- Assumir comportamentos ou entregar-se a atividades ou consumos que afetem gravemente a sua saúde, segurança, educação ou desenvolvimento, sem que os pais, representante legal ou quem tenha a guarda de facto, se lhes oponham de modo adequado a remover essa situação.
Contactem a CPCJ da Lourinhã, através do nº 261 410 136, do e-mail cpcj.lourinha@cnpdpcj.pt ou do formulário https://www.cnpdpcj.gov.pt/comunicar-situacao-de-perigo.