goTositemap
Ação Social

Lourinhã distinguida pela Associação Nacional de Gerontologia Social com Bandeira de Mérito Social

26 de março, 2025
Lourinhã
Lourinhã distinguida pela Associação Nacional de Gerontologia Social com Bandeira de Mérito Social
Lourinhã distinguida pela Associação Nacional de Gerontologia Social com Bandeira de Mérito Social

O município da Lourinhã foi distinguido, a 25 de março, com a Bandeira de Mérito Social, atribuída pela Associação Nacional de Gerontologia Social, na I Gala do Mérito Social, cerimónia que decorreu em Oliveira do Hospital e na qual esteve presente o vereador com o pelouro da Ação Social da Câmara Municipal da Lourinhã, António Alberto Santos.

Este prémio decorre de uma candidatura realizada pela autarquia, para distinção do projeto “Loja Social”, resposta criada para fazer face a necessidades básicas e urgentes de cidadãos em situação de vulnerabilidade, onde são prestados serviços como: Entrega de Bens, como vestuário, calçado, têxteis/lar, louças e brinquedos; Cantina Social e Ajuda Alimentar, através do fornecimento de refeições confecionadas, Cabazes de Alimentos, Lavandaria Social e Balneário Social.

A Loja Social tem como compromisso o acesso a bens e serviços de primeira necessidade, para todos os munícipes em situação de fragilidade, assim como a consolidação de um modelo altruísta, de suporte da responsabilidade social e ecológico, através do envolvimento da comunidade.

Em 2024, a autarquia forneceu, através deste equipamento social, 550 refeições de emergência, 929 cabazes de apoio alimentar de emergência, 728 utilizações da lavandaria, 669 utilizações do balneário, e 1917 entregas de bens (roupa, calçado, artigos para lar e mobiliário).

Sobre a Bandeira de Mérito Social:

Criado em 2022, trata-se de um galardão que reconhece organizações que se destacam na promoção do bem-estar social, no desenvolvimento social e na implementação de práticas inovadoras e eficazes e tem como finalidade estimular a criação e manutenção de projetos que contribuam para a redução de desigualdades sociais e para a melhoria das condições de vida de populações vulneráveis. Procura ainda valorizar as iniciativas que promovam uma sociedade mais inclusiva e solidária. Este prémio tem por critérios de avaliação o impacto social das iniciativas desenvolvidas, a sua sustentabilidade, inovação e criatividade e se estão alinhadas com os fins da ANGES.

 

Última Atualização 26 março, 2025

Partilhar

Partilhar