Projeto Pisa for Schools arranca no Oeste com 17 escolas

No âmbito da candidatura aos Programas Intermunicipais de Promoção do Sucesso Escolar (PIPSE), financiada pelo Programa Regional Centro 2030, decorreu no passado dia 18 de março de 2025 a reunião de arranque do Projeto Pisa for Schools, na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste. Este projeto consiste numa extensão do PISA internacional, que irá proporcionar a cada escola participante informação detalhada sobre o desempenho escolar dos seus alunos e também do ambiente escolar.
Através deste projeto será possível avaliar as competências dos alunos ao nível da leitura, da matemática, das ciências e das suas competências socio emocionais. Estes dados irão permitir a cada escola definir objetivos mais realistas, incluir e promover em sala de aula os conceitos de competências sociais e emocionais, compreender e atuar sobre os desafios enfrentados pelos alunos com baixos níveis de desempenho e promover a cooperação e a criação de redes com outras escolas e professores.
Na região Oeste vão participar 17 escolas dos 12 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Oeste:
- Agrupamento de Escolas S. Martinho do Porto (Alcobaça)
- Agrupamento de Cister de Alcobaça (Alcobaça)
- Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça)
- Agrupamento de Escolas Damião de Goes (Alenquer)
- Externato João Alberto Faria (Arruda dos Vinhos)
- Agrupamento de Escolas Fernão Pó (Bombarral)
- Agrupamento de Escolas do Cadaval (Cadaval)
- Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (Caldas da Rainha)
- Agrupamento de Escolas Raúl Proença (Caldas da Rainha)
- Agrupamento de Escolas da Lourinhã (Lourinhã)
- Agrupamento de Escolas da Nazaré (Nazaré)
- Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos (Óbidos)
- Escola Secundária de Peniche (Peniche)
- Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral (Sobral de Monte Agraço)
- Agrupamento de Escolas Henrique Nogueira (Torres Vedras)
- Agrupamento de Escolas Madeira Torres (Torres Vedras)
- Externato de Penafirme (Torres Vedras)
O início do processo de avaliação está previsto para novembro de 2025 e em 2026 serão disponibilizados os resultados da avaliação.
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