Palestra “Educar para o direito” alertou jovens para matérias de natureza criminal

Decorreu, no passado dia 19 de março, no Auditório da AMAL - Associação Musical e Artística Lourinhanense, a palestra “Educar para o direito”, dirigida pela advogada Paula Varandas aos alunos do 9º ano de escolaridade das escolas do concelho da Lourinhã.
A iniciativa, promovida pelo município da Lourinhã, em articulação com os dois agrupamentos de escolas do concelho, contou com um total de 127 alunos e 9 professores, da E.B. 1, 2 e 3º ciclos de Ribamar e E.B. 2 e 3º ciclos Dr. Afonso Rodrigues Pereira.
Um dos principais objetivos do projeto é sensibilizar os jovens, habilitando-os a conhecerem matérias de natureza criminal mais evidentes nas suas idades, assim como as respetivas consequências, sendo que os temas penais mais relevantes, que foram objeto de exposição e debate, foram os entendidos como os mais prementes para este escalão etário, como a violência no namoro, bullying, ciberbulling, droga, injúrias, ameaças, furto e roubo. Na sessão, foram apresentados casos reais, salientando a gravidade de condutas ilícitas e respetivas consequências penais, tendo em conta que qualquer pessoa com 16 anos é criminalmente responsável pelos crimes que comete.
A Associação Paula Varandas – Educar para o direito, fundada pela oradora com o mesmo nome, foi fundada em 2015 e tem como objetivo divulgar, junto das escolas e demais instituições educativas, as consequências legais dos comportamentos desviantes dos adolescentes e alertá-los para as implicações que essas más escolhas têm no seu futuro.