Município da Lourinhã assinala Dia Mundial da Árvore

O município da Lourinhã assinalou hoje, dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore / Dia Internacional das Florestas com uma atividade de plantação de árvores, na localidade de Miragaia.
Para celebrar esta efeméride, foram plantadas, pelos alunos do Jardim de Infância de Miragaia, um plátano e duas pereiras, numa ação que contou com a participação do vereador António Alberto Santos, com o pelouro da Educação. A plantação do plátano, espécie autóctone, teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância desta espécie, tanto a nível ambiental como de aumento da biodiversidade. A plantação de árvores de fruto pretendeu chamar a atenção dos alunos para a importância da fruta na alimentação.
Estavam ainda previstas duas ações de sensibilização, concretamente, plantação de árvores com os alunos das escolas de Moledo e São Bartolomeu dos Galegos e, na Praia do Areal, uma ação participativa de remoção de espécies infestantes, nomeadamente, carpobrotus edulis (chorão da praia), com os alunos da eco-escola EB 2, 3 Dr. João das Regras, impossibilitadas pelas condições meteorológicas e que serão replicadas num futuro próximo.
O município da Lourinhã está ainda a desenvolver, através de uma empresa privada, após procedimento de consulta prévia, o inventário completo do arvoredo existente em domínio público, em cumprimento do disposto na Lei nº 59/2021, de 18 de maio, que estabelece o regime jurídico de gestão do arvoredo urbano. Este levantamento tem como principais objetivos quantificar o número de árvores existentes, identificar a sua espécie, dimensão, classificação, idade, estado fitossanitário e georreferenciação, fazendo o registo fotográfico de cada exemplar.