goTositemap
Institucional

Centenas de foliões deram vida ao Carnaval do Cadaval

07 de março, 2025
Cadaval
image

 O espírito carnavalesco invadiu o Cadaval de 22 de fevereiro a 4 de março, com inúmeras iniciativas que trouxeram folia, criatividade e muita alegria às ruas e palcos do concelho.  

O arranque da festa deu-se no dia 22 de fevereiro com o “1.º Assalto ao Carnaval”, no Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa. A Banda RASKA, DJ Leiroz & Luís Marvão foram os responsáveis por transformar a noite num verdadeiro hino à folia, com música e boa disposição até de madrugada. 

Apesar do cancelamento do Desfile Escolar devido ao mau tempo, o espírito carnavalesco manteve-se vivo nas várias escolas do concelho. Entre máscaras coloridas e muita diversão, os alunos celebraram o Carnaval, aproveitando ao máximo o ambiente de festa desta época do ano. 

O “2.º Assalto ao Carnaval”, na noite de 1 de março, confirmou que a energia carnavalesca estava longe de esgotar-se. O Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa encheu para uma noite vibrante, ao som dos DJ’s Deixa Rolar e “Olha que Pimbalhada”.  

Os grandes momentos da festa chegaram nos dias 2 e 4 de março, com os corsos carnavalescos a levarem um mar de cor e criatividade às ruas do Cadaval. Fantasias originais, carros alegóricos e muita animação fizeram destes desfiles um espetáculo a céu aberto. Ao todo, participaram 31 carros alegóricos, 23 grupos a pé e um total de 1.100 foliões que deram vida e cor às artérias da vila. 

Na noite de 3 de março, a Praça da República transformou-se no epicentro da festa com o Baile de Carnaval. O Grupo OMEGA e os DJS David Leiroz & Filipe Gonçalves garantiram a banda sonora para uma noite de dança e convívio, reunindo foliões de todas as idades.  

O desfecho da folia aconteceu a 5 de março, com o tradicional Enterro do Entrudo. O cortejo percorreu a vila até à Praça da República, onde teve lugar o julgamento e a leitura do testamento do "estimado defunto", culminando com a queima simbólica no Largo D. Nuno Álvares Pereira, sob o olhar atento de dezenas de cadavalenses.  

Mais do que uma festa, o Carnaval no Cadaval foi uma celebração da identidade local, do convívio e da alegria e criatividade cadavalenses. O Município agradece a todos os participantes, associações e voluntários que tornaram esta edição memorável e convida todos a voltarem a vestir a pele de foliões no próximo ano.

Última Atualização 10 março, 2025

Partilhar

Partilhar